CFC participa de Sessão Especial do Senado em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

Nesta sexta-feira (12), o plenário do Senado Federal foi palco da Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade - 25 de abril -, em Brasília (DF). A iniciativa é do senador da República e contador Izalci Lucas. 

Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, foi representado pelo conselheiro Adriano de Andrade Marrocos. 

Durante a sessão, compuseram a mesa do Casa, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Alberto Milhomem Barbosa; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho; e a gerente do Departamento Contábil do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Carla Ribeiro Marques.

Segundo Izalci, a homenagem aos mais de 520 mil profissionais da contabilidade reconhece a força de uma categoria de trabalhadores que, desde o século XI, contribui para o desenvolvimento das nações de todo mundo. 

“Quero agradecer a todos que iniciaram a história da profissão, seu reconhecimento e seu progresso, ao longo dos anos, em nosso país, na memória do saudoso senador e também colega, João Lira, que durante 20 anos lutou e trabalhou pela regulamentação da profissão obtida há 77 anos”, pontuou o parlamentar.

Ainda segundo o senador da República, o trabalho do contabilista é árduo e permanente. “É por meio dele que as empresas e os governos se desenvolvem, prosperam, e criam um Brasil desenvolvido, próspero e justo”, finalizou.

Conselheiro Adriano de Andrade Marrocos

Em seu discurso, o conselheiro do CFC Adriano de Andrade Marrocos destacou o impacto social positivo da atividade dos profissionais da contabilidade na sociedade, com contribuição expressiva para o desenvolvimento sustentável do Brasil e as estratégias para a implementação da Agenda ESG.

Marrocos pontuou, também, que o assessoramento prestado pelos profissionais da contabilidade aos microempreendedores individuais, aos gestores de grandes empresas e aos gestores públicos, contribui para a adequada gestão da verba pública e o emprego estratégico de recursos. “Toda a população se beneficia, e isso promove a cidadania e o desenvolvimento sustentável, evita o desperdício de recursos públicos”, afirmou.

O representante CFC ressaltou, ainda, o papel fundamental da classe  durante a pandemia da Covid-19. “O trabalho incansável e essencial dos profissionais da contabilidade, nesse período, foi fundamental para a manutenção do emprego e da renda, ao estudarmos, analisarmos e aplicarmos as normas publicadas pelo Governo Federal em prol da sociedade brasileira”, afirmou Marrocos.

Para Carla Ribeiro Marques, o convite para representar os profissionais da contabilidade que atuam no setor público, e as mulheres contabilistas é uma honra e um combo de representatividade. “Nessas oportunidades, percebemos a grandeza do nosso trabalho e a força que temos quando caminhamos na mesma direção”, disse.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Distrito Federal (SESCON-DF), Alexandre Alves, ao falar na tribuna, destacou a importância dos profissionais da contabilidade para a sociedade e aproveitou para parabenizar as mães e todas as mulheres da profissão.

Na sequência, Daniel Mesquita Coêlho ressaltou o papel da Fenacon na luta por transparência e na busca por melhorias nos gastos públicos para que possam gerar ganhos para o país. “Lutamos para que sejam apresentados números reais com transparência. Que não tragam o aumento da carga tributária, principalmente, para as empresas de serviços que são as que mais empregam. Mas que tragam transparência em números que sejam de melhoria para o nosso ambiente econômico”, afirmou.

A sessão foi transmitida, ao vivo, no canal da TV Senado no YouTube. Para assistir na íntegra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.