CFC e Ministério do Turismo unem forças para impulsionar grandes eventos e a economia

Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

A importância da Contabilidade na discussão das pautas nacionais foi destaque, nesta terça-feira (5), durante reunião do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, em Brasília. Na ocasião, Aécio destacou a força de todas as profissões regulamentadas na realização de eventos e o impacto positivo pelo Brasil. "Tivemos a oportunidade de mostrar ao ministro algumas diretrizes do CFC, especialmente na organização da pauta que envolve a realização da COP 30. De acordo com ele, a partir de agora vamos encaminhar um acordo de cooperação técnica para realização de outros eventos importantes que favorecem o setor”, explicou.

O encontro vinha sendo articulado há meses pelos conselheiros paraenses Ian Blois e Antonio Carlos Sales Ferreira Junior. A realização da agenda significa – para além do estreitamento dos laços institucionais – a força e os bons relacionamentos do Sistema CFC/CRCs nos bastidores. “Foi um trabalho de aproximação que fizemos em nome do Sistema, com aval do presidente Aécio e demais dirigentes. Como paraenses e representantes de nosso Estado no Plenário do CFC, eu e Antonio Carlos abraçamos esta nobre missão e, felizmente, conseguimos efetivar essa agenda tão proveitosa e frutífera. A COP30 se aproxima e será um marco na história do Pará e do Brasil”, explicou Ian Blois.

A COP30 (30ª Conferência das Partes) é a maior conferência anual sobre o clima organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e será realizada em novembro deste ano, em Belém, no Pará. Além do presidente, estiveram presentes no encontro os vice-presidentes Joaquim Bezerra Filho (Governança e Gestão Estratégica) e Maria Dorgivânia Arraes Barbará (Política Institucional).

Durante o encontro, a vice-presidente Dorgivânia destacou a necessidade de rever os tributos que incidem sobre o turismo e as pequenas agências. "São elas que geram empregos, renda e alavancam os negócios por todo País. Em muitos municípios, essa tributação se transforma em tributo sobre tributo, ou seja, uma alta carga tributária para o pequeno negócio”, afirmou.

Para o vice-presidente, Joaquim Bezerra, a importância do Sistema CFC/CRCs se revela no fomento e na melhoria dos ambientes de negócios. “Nossa profissão tem trabalhado muito na normatização dos efeitos da sustentabilidade para a economia. Saímos daqui satisfeitos com esse acordo de cooperação, pois a contabilidade seguirá protagonista no cenário nacional, em prol do turismo de negócios”, comentou.

Ao final da reunião, o ministro Celso Sabino agradeceu a presença de todos os participantes e solicitou a preparação do acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e as 31 federações de contabilidade. “Além disso, vamos acionar as Secretarias de Turismo de cada Estado com o objetivo de dar mais eficiência à realização de todos os encontros nacionais, e sintonizá-los à nossa política nacional de turismo”, encerrou Sabino.

Outros eventos previstos para 2025 e que certamente podem gerar impactos positivos no turismo das praças onde serão realizados, são: o 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que acontecerá em setembro, em Natal/RN, e o Encontro Nacional da Contabilidade Pública, que acontecerá em novembro, em Aracaju/SE.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.