CFC e CRCAL participam de evento internacional de contabilidade pública em Maceió

Comunicação CFC, com informações da Comunicação CRCAL

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou, na manhã desta quarta-feira (30), da abertura do 14º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Congresso CQ). O evento – realizado em Maceió (AL) – irá até sexta-feira (1º) e tem o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) entre as entidades realizadoras. O vice-presidente de Registro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento, também prestigiou a solenidade.

Ao iniciar sua fala, Aécio destacou o quanto se sente à vontade nos eventos da contabilidade pública. “É o meu ambiente, pois atuo na contabilidade do setor público desde os 17 anos de idade. Trabalho somente com a contabilidade pública e confesso que me enche de orgulho ver o nível de maturidade que essa frente tem atingido no País, mostrando aonde chegamos e aonde ainda queremos chegar.

Ele destacou a importância, para a contabilidade pública, da presidente da Abracicon e ex-presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), do CRCAL e do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim. “Sem dúvidas, na gestão de Maria Clara a contabilidade pública mudou de patamar em representatividade e passamos a ter um conselho realizando eventos da área pública, disciplinando regras para o setor e isso precisa ser registrado. Essa alagoana, que tanto ama este Estado, fez muito pela contabilidade daqui e pela atuação contábil profissional na área pública”, reconheceu Aécio.

Por fim, Aécio revelou que um evento exclusivamente voltado às pautas da contabilidade pública será anunciado pelo CFC, em breve, para ocorrer em Aracaju (SE) no ano de 2025. “Vamos inserir no calendário nacional e oficial de eventos da contabilidade brasileira esse encontro. Ainda não definimos o formato – se um congresso, um seminário – mas o certo é que esperamos reunir 2 mil profissionais da contabilidade pública na capital de Sergipe em 2025”, afirmou.

A presidente do CRCAL, Adriana Araújo, afirmou que disseminar mecanismos de governança pública guiados pela contabilidade é uma prática muito positiva. “Liderança, estratégia, controle e – principalmente junto aos municípios – os esforços para a promoção de uma gestão pública mais íntegra, efetiva, eficaz e eficiente. Nós entendemos que os riscos precisam ser avaliados permanentemente, e isso passa por uma contabilidade pública organizada”, disse,

Presenças

Também participam do evento o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira; a secretária de Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos; o membro do Centro de Cidadania Fiscal, Nelson Machado; a especialista líder em Gestão Fiscal do Banco Interamericana de Desenvolvimento (BID), Maria Cristina Mac Dowell; O presidente do CONSEPLAN e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques Santos; o diretor-presidente da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Trevisa; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o economista-chefe da Warren Investimentos e Ex-Secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Felipe Scudeler Salto; a especialista em Orçamento Público e professora da USP, Ursula Dias Peres; e o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.

O evento

Na busca por estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos, o Congresso Internacional CQ propõe o diálogo entre estado, governo e sociedade. O evento ocorre anualmente desde 2010 e conta com a participação de profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, alunos e cidadãos em geral, além de trabalhar em parceria com importantes instituições atuantes nas áreas de contabilidade, finanças, orçamento, controles e governança aplicados ao setor público.

Alcançando 14 anos de atividade, o Congresso CQ - junto à realização dos seminários regionais CQ - já passou por 15 estados diferentes, contando ao todo com cerca de mais de 25 mil pessoas entre seus participantes, tendo obtido reconhecimento de autoridades e sites especializados, além de grande repercussão na mídia e redes sociais.

O evento é uma realização conjunta do CRCAL, do Instituto Social Iris, da Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP), do Governo Estadual de Alagoas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL) e da Escola de Contas Públicas José Alfredo de Mendonça.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.