CFC e Correio Braziliense beneficiam os contribuintes com parceria

Por Luiz Henrique Monteiro
Estagiário sob supervisão do Decom

O prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2019 já se encerrou. Porém, durante o processo de declaração, vários contribuintes tiveram suas dúvidas sanadas sobre como apresentar dados e documentos de forma correta à Receita Federal. Para resolver essa questão, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Correio Braziliense se uniram, mais uma vez, para auxiliar os contribuintes.

A parceria do CFC com uma das mais tradicionais empresas de mídia da América Latina existe desde 2017 e teve início com a criação de uma comissão instituída no âmbito do Conselho Federal. A comissão,  coordenada pelo conselheiro João Altair dos Santos, tem como objetivo responder às dúvidas dos contribuintes e publicadas diariamente em coluna do Correio Braziliense. ‘’É importante o papel dos profissionais da contabilidade nessa parceria para poderem tirar dúvidas e apresentar respostas e soluções para aqueles que realmente precisam. Inclusive, é de extrema importância a manutenção dessa parceria que já vem se repetindo há alguns anos’’, disse João Altair.

O Vice-Presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, também elogiou o trabalho conjunto entre as instituições e disse a parceria só se fortalece a cada ano. ‘’A grande missão das instituições é poder servir à sociedade com ética, respeito e responsabilidade, e é assim que temos feito. Colocamo-nos à disposição para informar e tirar dúvidas sobre um tema que é de importância para todos, como é o caso do imposto de renda. Creio que estamos cumprindo esse papel de servir'’, concluiu Bezerra.

Apenas em 2019, o trabalho rendeu 149 perguntas respondidas aos contribuintes, além de várias entrevistas concedidas aos jornalistas do Correio Braziliense pelos conselheiros do CFC, a respeito do IRPF 2019. Para conferir as respostas aos questionamentos dos contribuintes, clique aqui.


A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.