CFC e CFO discutem assuntos estratégicos para os conselhos profissionais

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, esteve em reunião com o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Claudio Yukio Miyake. Na ocasião, as lideranças discutiram a importância estratégica do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão) para o fortalecimento dos Conselhos de classe e para o desenvolvimento da sociedade. O encontro aconteceu na segunda-feira (13), na sede do CFO, em Brasília/DF.

Durante o encontro, Dantas destacou que a integração entre os Conselhos tem permitido a união de forças, o compartilhamento de boas práticas e de conhecimentos, a construção de pautas parlamentares de interesse comum e, principalmente, a ampliação contínua da proteção da sociedade a partir do fortalecimento das profissões. Na oportunidade, o presidente do CFC também convidou o presidente do CFO para a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CFC), que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em Aracaju/SE. O evento é uma idealização do CFC e será realizado pela Academia Sergipana de Ciências Contábeis. 

Outro assunto abordado foi a realização do Exame de Suficiência pelo CFC. Atualmente, o CFO trabalha na aprovação, regulação e implementação da avaliação em seu âmbito e quis conhecer, mais profundamente, aspectos da prova aplicada pelo CFC. Dantas falou sobre a legislação que a determina, o perfil dos aprovados e os ganhos para a profissão a partir da realização do exame.  

Miyake agradeceu os conhecimentos compartilhados pelo presidente do CFC e ressaltou que encontros para a troca de conhecimentos contribuem para a evolução dos conselhos e, em especial, da sociedade. “Essa experiência de troca de informações, de pautas que se renovam a cada dia, é muito importante porque, muitas vezes, temos um ponto de vista, outros conselhos têm outros [pensamentos] e nada melhor do que um bate-papo, uma conversa, uma reunião, uma visita como esta para acrescentar algo, não só para os conselhos, mas também para a sociedade”, afirmou.

Dantas reforçou que o Fórum dos Conselhos, o qual coordena, e o CFC mantêm a cultura da troca de boas práticas e incentivam a ajuda mútua e a integração entre as entidades de classe “Estamos à disposição para sempre discutir temas que possam alavancar as profissões e, naturalmente, exercer aquilo que é mais importante para os conselhos profissionais, que é a proteção da sociedade”, concluiu.   

A reunião ainda contou com a presença do tesoureiro do CFO, Élio Silva Lucas; do conselheiro federal do CFO, Samir Najjar; e do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, Eduardo Vasconcelos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.