Por Rhafael Padilha, com informações do TCE/BA
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, cumpriu agenda de visitas institucionais no estado da Bahia, na tarde desta quinta-feira (18). O primeiro compromisso foi no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). O segundo foi a visita à União das Prefeituras da Bahia (UPB), que congrega mais de 417 municípios.
No TCE/BA, Aécio foi recebido pelo presidente do órgão público, conselheiro Marcus Presidio, com o objetivo de apresentar a 1ª edição da Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP), que está prevista para os dias 18 e 19 de novembro de 2025. O encontro ocorreu no gabinete da Presidência e contou com a presença do conselheiro do CFC, Wellington Cruz, e do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), Ronaldo Nascimento Sant’Anna.
Durante a reunião, Marcus Presidio destacou o valor da parceria com o CFC e a oportunidade de seus profissionais participarem do evento. Segundo ele, foi “uma imensa satisfação receber o núcleo do CFC para comunicá-los do evento que ocorrerá em breve, no estado de Aracaju”. “Nós também estaremos presentes, porque nossos profissionais têm formação em contabilidade e poderão contribuir de forma significativa”, garantiu o presidente do TCE/BA.
Aécio Dantas agradeceu o acolhimento e detalhou a importância da contabilidade pública para a transparência e a governança. Ele explicou que a iniciativa tem origem em um processo iniciado em 2008 e que, desde então, vem criando espaços para que os contadores públicos ganhem maior notoriedade, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com ele, a contabilidade pública é fundamental para a transparência. “Este evento pretende reunir gestores, contadores e especialistas de todo o país para discutir temas como reforma tributária, impacto nos municípios e nos estados, governança, tecnologia e gestão de uma forma geral”, afirmou.
Aécio reforçou ainda a estratégia de mobilizar os estados vizinhos a Sergipe para garantir uma participação expressiva, afirmando que a divulgação junto aos tribunais e municípios é essencial. Ele também comentou a parceria do CFC com o IRB e a Atricon, ressaltando que o Conselho busca consolidar normas de auditoria e contabilidade pública e aproximar cada vez mais os tribunais de contas.
“Comecei uma sequência de visitas, passando por Alagoas, Pernambuco e Paraíba, e o da Bahia era que eu tinha mais expectativa, porque a união dos prefeitos e dos tribunais consegue aglutinar muito bem os participantes, e com essa divulgação esperamos marcar presença significativa dos estados vizinhos e de todo o Brasil”, garantiu o presidente do CFC.
O conselheiro Wellington Cruz destacou outro enfoque da reunião, ao falar sobre a parceria entre o CFC e o Instituto Rio Barbosa, em Brasília. “Tratamos acerca dos nossos trabalhos sobre normas de auditoria do setor público, com enfoque no treinamento nas regiões deste Brasil, para os auditores públicos. Então esse é um projeto muito forte do grupo de auditoria, do qual eu presido”.
A CNCP terá como tema central “Governança e Transparência para uma Gestão Pública Inovadora e Sustentável”. O evento é promovido pelo CFC em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis e busca disseminar boas práticas de governança, inovação e sustentabilidade na administração pública. As inscrições podem ser feitas no site oficial da conferência: www.cncp.com.br.
O apoio da UPB
No encontro com o presidente da UPB, Wilson Cardoso, o CFC também apresentou a 1ª edição do CNPC e recebeu todo apoio da instituição para realização do evento. “O presidente Wilson nos garantiu que ele próprio vai monitorar as ações de divulgação, principalmente quando nos aproximarmos do mês de novembro. A UPB vai intensificar essa ação para que tenhamos um bom número de gestores, contadores, auditores e controladores públicos dentro da prefeitura. Nesse passo, ele também vai informar os controladores internos de todas as prefeituras. Todos se mostraram muito à vontade sobre essa parceria nessa jornada, encerrou o conselheiro Wellington.
Tecnologia e controle
Ao final do encontro no TCU/BA, o conselheiro Inaldo Araújo presenteou a comitiva do CFC com livros e publicações produzidos por servidores do TCE/BA, como o “Do processamento de dados à tecnologia da informação: lembranças, casos e alguns mitos da informatização do Tribunal de Contas do Estado da Bahia”, de José Maria Magnavita Filho, e “Uma breve história do Sistema de Observação das Contas Públicas (MIRANTE) - Coleção Memória Viva, v.2.s”, de Augusto Gonçalves de Sousa.
A partir das obras, Inaldo reforçou a trajetória do TCE/BA na evolução da tecnologia da informação e do acompanhamento das contas públicas. “O Tribunal deixou de ser aquele órgão de olhar para trás, e agora olha para o futuro. E hoje, com essas ferramentas de tecnologia, os nossos técnicos estão aí nadando de braçada em termos de controle e de acompanhamento, que é o nosso Sistema Mirante”, finalizou o conselheiro. A comitiva do CFC contou ainda com o presidente do CRCBA, Sérvio Túlio, e a conselheira Germane Sacerdote.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.