CFC cria comissão com foco na filosofia 5S

Batizado como Garsa, o grupo é composto por colaboradores do CFC
Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Melhorar o ambiente de trabalho com organização e disciplina. Este é um dos objetivos do Grupo Voluntário de Ações de Responsabilidade Socioambiental do CFC (GARSA), criado em 2017, por colaboradores do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

De acordo com a diretora do CFC, Elys Tevania, “o Garsa pretende orientar os funcionários a ter mais senso de organização e de disciplina”. A diretora explica que, em um ambiente mais “limpo” e organizado, o colaborador irá melhorar a produtividade do trabalho. “A filosofia 5S nos orienta como devemos observar, avaliar e tomar decisões adequadas para o crescimento não só da instituição, mas no aprimoramento do colaborador como pessoa, cidadão e profissional”, pontua Elys.

A filosofia 5S, que surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial, tem como objetivo cuidar da empresa, facilitando o aprendizado e a prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Esse trabalho reflete na melhoria do ambiente, no zelo pelos equipamentos, materiais, métodos, medidas e, especialmente, pessoas.

O 5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Ordenação), Seisou (Senso de Limpeza), Seiktsu (Senso de Saúde), Shitsuke (Senso de Autodisciplina).

No final do segundo semestre de 2017, o Garsa realizou ações sociais, com destaque para as semanas educativas de combate ao desperdício de água e de combate violência no trânsito. “Além da adaptação à filosofia 5S, realizaremos várias ações com foco na responsabilidade socioambiental”, avisa a diretora do CFC.

 

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.