Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra, reuniu-se na quarta-feira (11/2) com o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick Pogliese, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, foram discutidas iniciativas voltadas à ampliação da participação da Contabilidade na agenda regulatória e na formulação de leis e políticas públicas com impacto econômico, tributário e social.
“Temos muito a oferecer como contribuição técnica nessa construção legislativa tão robusta que o nosso Brasil trata no Congresso”, destacou Joaquim Bezerra. Segundo ele, a Contabilidade deve estar presente nas discussões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país, colocando sua capacidade técnica a serviço do Estado e da sociedade.
O presidente também ressaltou o papel das profissões regulamentadas, que reúnem mais de 10 milhões de profissionais liberais no Brasil. De acordo com Joaquim Bezerra, é fundamental que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como os órgãos de controle, compreendam a função dessas categorias na proteção da sociedade. “Os profissionais liberais estão a serviço da proteção de cada cidadão e de cada cidadã brasileira”, afirmou.
Ao receber o presidente do CFC, Marcelo Weick Pogliese reforçou a disposição da Casa Civil para manter um diálogo permanente com a Contabilidade e para a construção conjunta de pautas estratégicas. “Conte com a gente. De nossa parte, as portas estão abertas para o que precisar. O importante é estarmos em sintonia”, afirmou.
Programa Acredita no Primeiro Passo

Outro ponto de destaque da reunião foi o termo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Federal de Contabilidade e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo. Instituído pelo governo federal, o programa é voltado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Entre suas frentes de atuação estão a oferta de cursos profissionalizantes, o apoio à inserção no mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo.
Segundo Joaquim Bezerra, o CFC está constituindo junto ao CFC Voluntário um programa exclusivo para atender ao projeto Acredita, que consiste em oferecer 30 horas de consultoria gratuita, ao longo de seis meses aos cidadãos que optarem por empreender. “Serão cinco horas mensais de atendimento para que esse cidadão, que sairá do Bolsa Família para estruturar seu negócio e conquistar independência empresarial”, explicou. A assistência acontecerá através dos mais de 10 mil profissionais da Contabilidade que fazem parte do programa CFC voluntário.
A proposta inclui ainda diálogo com escritórios de contabilidade para que priorizem a contratação de profissionais da área que estejam no Bolsa Família, promovendo capacitação e inclusão produtiva. “Se for para construir o Brasil, conte com a força institucional da Contabilidade, dos 540 mil profissionais do Brasil, que estarão à disposição”, declarou o presidente do CFC.
A reunião integra a agenda institucional do início da gestão de Joaquim Bezerra, com foco na construção de alianças estratégicas e na ampliação da contribuição da Contabilidade para o desenvolvimento social e econômico do país.
Leia também:
- Oportunidades: profissional da contabilidade será beneficiado por parceria entre CFC e MDS
- CFC e MDS abrem novas frentes de atuação para o profissional da contabilidade
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

