
Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
De 22 a 24 de outubro, a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) promoverá a 36ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), em Assunção, capital do Paraguai. O evento reúne profissionais de diferentes países da América Latina para um grande intercâmbio de conhecimentos sobre a profissão contábil no contexto latinoamericano e global. O CIC é também um espaço de divulgação dos estudos acadêmicos recentes da região, e está com as inscrições abertas para a submissão de pesquisas dos países associados.
A fim de divulgar esta importante agenda para os profissionais brasileiros, bem como a oportunidade de exposição de trabalhos científicos neste espaço, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu uma live na tarde da última sexta-feira (13), em que apresentou os detalhes sobre a 36ª CIC e sobre a AIC. A abertura da transmissão foi apresentada pela vice-presidente do CFC Joaquim Bezerra e pela ex-presidente da AIC e do CFC, e atual presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim.
Três profissionais que representam o CFC na AIC ministraram o tema proposto na live. A introdução sobre a história da associação, seus objetivos, as comissões que a compõem e os principais eventos promovidos foi feita pelo conselheiro José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho, e membro na Comissão de Educação da AIC. Ele explicou, por exemplo, que a associação é composta por entidades e profissionais de 20 países latino-americanos, e tem como missão promover o desenvolvimento profissional, científico e acadêmico dos contadores da América.
Mais informações sobre a AIC foram compartilhadas por Marco Aurélio Gomes Barbosa, que atua como vice-presidente da Comissão de Educação. Ele destacou o Brasil como referência em educação para o continente e apresentou a lista de trabalhos contínuos, que são temas tratados de forma permanente pela comissão. A produção da Revista Interamericana de Ciência Contábil, a seleção de artigos para boletins técnicos e atividades com estudantes são alguns desses trabalhos.
Outra comissão em destaque nesta live foi a de Investigação Contábil, da qual a profissional Ticiane Lima dos Santos faz parte e na qual atua no secretariado. Segundo ela, a comissão tem como foco o desenvolvimento de pesquisas contábeis e valoriza o papel fundamental dessas pesquisas na teoria contábil, financeira e de sustentabilidade da profissão.
Esse foi o gancho para os palestrantes abordarem o tema do edital aberto para submissão de trabalhos interamericanos para apresentação na 36ª CIC. Os critérios estão presentes no Regulamento, disponível aqui.
Além da valorização da parte acadêmica, a 36ª Conferência Interamericana de Contabilidade é uma experiência que oferece aos participantes oportunidades de networking mundial, atualização técnica e científica, contato com realidades profissionais diversas e certificação internacional, conforme reforçado pelos palestrantes.
Mais informações sobre a Conferência estão disponíveis em https://www.cic2025paraguay.com.py/
A live está disponível na íntegra no canal do CFC no YouTube:
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.