Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
A temática da sustentabilidade e os critérios ESG – Ambiental, Social e Governança - permeiam as pautas da Contabilidade cada vez mais nos últimos períodos. E não poderiam ficar de fora da programação do 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), que acontece nessa semana em Natal (RN), entre 24 e 26 de setembro, e reúne cerca de duas mil profissionais da contabilidade de todo o país.
O painel 7, celebrado nesta quinta-feira (25), abordou o tema da Sustentabilidade ESG junto a um case de sucesso do Rio Grande do Norte, do hotel-escola Senac Barreira Roxa, um premiado empreendimento que conta com boas práticas de sustentabilidade, capazes de inspirar outros negócios pela busca de excelência nesse campo.
Gerido pelo Sistema Fecomércio RN, o hotel-escola recebeu selos importantes, a nível nacional e internacional, que reconhecem as iniciativas de ESG aplicadas lá. Por exemplo, o selo Empresa Carbono Neutro, certificação emitida pela consultoria ambiental O’Green Brasil, que atesta o compromisso do hotel com a gestão de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, e o selo Good Travel Seal, que reconhece o compromisso de empresas turísticas nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança.
A atividade teve como painelista Celso Paiva, que atuou diretamente na implantação do Sistema de Gestão da Sustentabilidade do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, e contou detalhes sobre as operações e premiações conquistadas. Ele ocupa o cargo de gerente geral desde 2018. Zulmir Breda também foi um dos painelistas. Ex-presidente do CFC e atual Coordenador Operacional do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), ele compartilhou insights sobre a governança, os pronunciamentos técnicos e os avanços em sustentabilidade no contexto contábil. A mediação do painel ficou por conta de Ana Tércia Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.