Por Sheyla Alves
Comunicação CFC
A 243ª Reunião da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) teve como um dos pontos centrais de deliberação o planejamento estratégico para o ano de 2024.
A abertura da reunião contou com as palavras do coordenador da Câmara e vice-presidente, José Donizete Valentina, que enfatizou o compromisso com o trabalho a ser realizado ao longo do ano. "Este encontro marca a continuidade de um trabalho que já está em desenvolvimento, com a perspectiva de traçar metas e promover objetivos para uma continuidade profissional qualificada, bem como melhorias em nossa profissão", afirmou Donizete.
Diversos temas relevantes para os profissionais da contabilidade foram discutidos, incluindo perspectivas para os projetos relacionados à Educação Profissional Continuada (EPC). Além disso, foram abordadas questões como as diretrizes para os programas de pós-graduação lato e stricto sensu, a expansão e modernização do acervo bibliográfico da Biblioteca do CFC, bem como o programa Contador Parceiro.
A prorrogação do prazo para as prestações de contas do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), referente ao exercício de 2023, também foi um tema em destaque. Os profissionais que são obrigados a prestar contas têm até o dia 29 de fevereiro para realizar o procedimento. Na ocasião, foi feita uma análise dos dados dessas prestações já entregues até então e debatidos melhorias para o processo.
Ademais, durante a reunião, foram alinhados eventos e workshops voltados para o PEPC, assim como o projeto de relacionamento institucional entre o CFC e o Ministério da Educação (MEC), que visa aprimorar o ensino contábil no país. Entre as demandas discutidas com o MEC está a proposta de resolução que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado.
O encontro ocorreu durante o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, que se estende até o dia 22 de fevereiro, na sede do Conselho e no Instituto Serzedello Corrêa.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.