Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
Nesta segunda-feira (17/7), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), realizou a 10ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos.
O evento, 100% gratuito e realizado em formato híbrido, contou com a participação de mais de 800 pessoas. O seminário tem como objetivo promover a capacitação técnica sobre governança pública para todos os gestores públicos presentes nos estados e municípios brasileiros. Nesta edição, os participantes acompanharam a palestra com o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, José Willian Gomes da Silva.
Com o tema “O papel da auditoria interna no fortalecimento da governança”, o auditor iniciou sua fala contando sobre as melhorias direcionadas à governança no estado. “Atualmente, a CGU está sendo orientada tecnicamente por seis secretarias. E, em cada estado, nós temos uma controladoria regional representando e atuando nessas seis secretarias. Hoje, o nosso assunto específico é a respeito da Secretaria Federal de Controle Interno, na qual nós realizamos as nossas auditorias internas e governamentais. Trata-se de uma etapa em que a CGU visita os municípios e realiza a avaliação, o monitoramento e a aplicação de recursos públicos”, explicou José Willian.
Ele explicou, ainda, que a CGU não atua apenas no âmbito do Poder Executivo federal, mas também nos estados e municípios. Isso ocorre em virtude das transferências de recursos públicos, que são feitas de diversas formas, a exemplo de convênios e contratos de repasses.
“Isso traz uma estabilidade para a CGU, para que ela vá às mais diversas localidades verificar a aplicabilidade desses recursos”, apontou o auditor federal. Dessa forma, José Willian argumentou que a auditoria interna tem muito a contribuir com a governança, junto com a gestão de riscos. Em seguida, o palestrante apresentou um organograma que define como todas as secretarias envolvidas no processo da Controladoria-Geral da União (CGU) estão em sintonia para levar a melhor prática de governança pública aos estados e municípios, colaborando com o controle interno e as prefeituras dos estados. “O controle interno tem essa missão de contribuir com o gestor público, agregando valor à gestão. Posso dizer que a CGU passa por mudanças e está adotando práticas e técnicas internacionais em seus trabalhos”, apontou José Willian.
👉 Para assistir à palestra na íntegra, acesse aqui.
A Caravana da Governança é composta de uma série de eventos e já percorreu nove estados do país. Esta edição é organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). O seminário contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O seminário de Alagoas ainda conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Escola de Contas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.