Auditoria interna e governança são temas na 7ª edição do seminário de governança municipal

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Nesta sexta-feira (28/4), prefeitos e gestores municipais acompanharam a 7ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, em Porto Velho (RO). Durante o evento, a superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Rondônia, Sônia Maria Mendes, realizou uma palestra sobre o papel da auditoria interna no fortalecimento da governança.

O evento é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade Rondônia (CRCRO), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). O encontro faz parte de uma série de eventos sobre governança pública que serão realizados em diversos estados do país. O seminário conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Na oportunidade, Sônia Maria Mendes destacou que é preciso considerar o contexto vivido na administração pública, especialmente dos municípios, para poder compreender o contexto de auditoria interna no fortalecimento da governança. "Esse contexto das prefeituras brasileiras, bem conhecido por todos nós, demanda entender que existem recursos orçamentários escassos, recursos humanos insuficientes, e uma assimetria entre as demandas da sociedade para as prefeituras e a capacidade de atendimento que a administração tem para as essas demandas", exemplificou Sônia.

Durante a sua fala, ela ressaltou dados em contexto nacional, mostrando como a administração pública ainda necessita se aperfeiçoar no que diz respeito à eficiência do gasto público. E é diante desse cenário que a superintendente desenvolveu uma comparação entre governança e auditoria interna.

"Se puxarmos os conceitos do que é a auditoria interna e a governança pública, identificamos que a auditoria compõe a estrutura da governança, ou deveria compor essa estrutura nas organizações. Sempre visando auxiliar na avaliação, no direcionamento e monitoramento da gestão, com vistas à execução e à prestação de serviços demandados pela sociedade", desenvolveu Sônia em sua explicação.

Sônia destacou que a auditoria funciona como um dos pilares da solidez da governança e um dos principais mecanismos de controle organizacional. Na ocasião, ela citou também o Modelo das Três Linhas e exemplificou a auditoria interna governamental.

Para acompanhar na íntegra o seminário, acesse o canal do YouTube do CFC. Clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.