Auditoria do Relato Integrado em discussão

Por Andréa Rosa
Comunicação CFC

 

Auditores, consultores, estudantes e preparadores de relatórios de sustentabilidade e correlatos estiveram reunidos, no dia 18, na sede da Fipecafi, em São Paulo, para discutir o futuro da asseguração sobre as Formas Emergentes de Relatório Externo (Emerging External forms of Reporting), ou simplesmente EER, em outreach promovido em conjunto pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e Fipecafi.

Segundo Eduardo Flores, coordenador operacional do grupo de estudos sobre Relato Integrado do CFC e mediador das discussões, o objetivo desse encontro foi coletar percepções e comentários dos envolvidos no Brasil com os EERs acerca da factibilidade de uma norma de asseguração referente ao tema, bem como suas sugestões e críticas a respeito dos assuntos elencados pelo International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb), órgão da International Federation of Accountants (Ifac), como itens chave para a consecução desse objetivo.

Os palestrantes Alaistair Nelson (Ifac); Fernando Ruiz (membro do board do Iaasb) e Viviene Bauer (assessora técnica do Iaasb) participam do projeto do Iaasb, que possui foco no estudo e no potencial desenvolvimento de uma norma internacional de auditoria para as Formas Emergentes de Relatório Externo (Emerging External forms of Reporting).

O Brasil foi o terceiro país a receber o outreach, precedido por eventos que aconteceram no Japão e nos Estados Unidos. A partir da organização e compilação das informações recebidas, o Iaasb terá melhores condições para elaboração e divulgação de um exposure-draft da norma. De acordo com Fernando Ruiz, a divulgação desse documento com a proposta inicial do texto da norma internacional deverá ser divulgada até o primeiro semestre de 2019.

O que é EER?

Emerging Forms of External Reporting (EER) ou Formas Emergentes de Relatório Externo é um termo referido dentro das discussões do Integrated Report Working Group (IRWG) ou Grupo de Trabalho de Relatórios Integrados), grupo estabelecido pelo IAASB para monitorar o desenvolvimento do interesse e a demanda pela asseguração na área do EER. O EER se refere às formas emergentes de Relatório Externo feito por organismos que crescentemente fornecem informações não financeiras que vão além do foco tradicional do seu desempenho, posição e impacto financeiros. Há uma progressiva preocupação de que as perspectivas futuras de uma entidade são impactadas por uma variedade de fatores, além daqueles apontados pelas demonstrações contábeis.

O EER engloba muitas formas diferentes de relatórios, incluindo relatórios integrados, relatórios de sustentabilidade e relatórios não financeiros/não contábeis sobre questões ambientais, sociais e de governança. Esses relatórios podem ser elaborados de acordo com requisitos legislativos ou regulamentares e estruturais, padrões e orientações estabelecidos por órgãos de normatização internacionais ou nacionais.

No ano de 2017, o IAASB aprovou um projeto que estabeleceu a Força-Tarefa ERR, a qual organiza uma série global de discussões para ajudar a moldar o futuro da conjuntura do EER, tendo em conta os dez desafios colocados pelo artigo Supporting Credibility and Trust in Emerging Forms of External Reporting: Ten Key Challenges for Assurance Engagements, produzido pelo Grupo de Trabalho dos Relatórios Integrados.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.