AIC promove 10ª Cumbre de las Américas com participação do CFC

Por Poliana Nunes
Comunicação CFC


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participa da 10ª edição da Cumbre de las Américas, evento lation-americano que tem como objetivo promover a profissão contábil, prestar serviços da mais alta qualidade à sociedade e promover o desenvolvimento profissional integral dos contadores no continente americano. Com o lema “Gestão de qualidade, crescimento sustentável e ética nos negócios”, o encontro começa hoje (10), e segue até o dia 13 de outubro, em Punta Cana, República Dominicana.

A Cumbre de las Américas é promovida a cada dois anos pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC). Nesta edição, mais de 27 expositores nacionais e internacionais apresentarão painéis e participarão de conferências simultâneas. Além disso, abordarão sustentabilidade, igualdade de gênero, educação, entre outros temas.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, e a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria Campos, são os representantes da autarquia. Outra presença de destaque é Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) e ex-presidente do CFC. Maria Clara falará, nesta sexta-feira (11), sobre a implementação das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (Ipsas).

Sandra Maria Campos representará o presidente do CFC, Aécio Dantas, em todas as reuniões com a AIC e o Cilea, bem como participará da programação técnica. “A expectativa é de um evento com discussões proveitosas para a profissão contábil, com temas sempre muito importantes, como a tecnologia; a inteligência artificial, a qual será apresentada com o reforço das questões éticas; a exigência de um aprimoramento contínuo em razão das rápidas mudanças econômicas mundiais; entre outros assuntos”, disse Sandra, ao reforçar a pauta robusta.

De acordo com a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, o Conselho Federal de Contabilidade é referência para as demais entidades de contadores, e o Brasil tem posição de liderança reconhecida e valorizada entre os países das Américas. “Nossa forma de organização profissional e todos os avanços conquistados são únicos e despertam muito interesse entre os demais países”, comentou.

Donizete Valentina é membro da comissão de educação da Associação Interamericana de Contabilidade e acompanhará os assuntos que são voltados à área da educação na América Latina. Sob sua gestão, o CFC desenvolveu as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Ciências Contábeis, bacharelado, implementadas no Brasil em maio deste ano. “Esta foi uma experiência muito complexa, muito difícil, então acredito que vai ser muito produtivo compartilhar essa vivência e rever pessoas as quais a gente acompanha há muito tempo”, comentou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho.

Para mais informações sobre a 10ª Cumbre de las Américas, acesse aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.