Aécio Dantas fala sobre o futuro da Contabilidade Pública no XIII Congresso Internacional em Recife/PE

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

O XIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público teve início nesta segunda-feira, 2 de outubro, e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) marcou presença na cerimônia de abertura. O evento, que acontecerá até o dia 4 de outubro na cidade de Recife, em Pernambuco, conta com a participação de renomados profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, alunos e cidadãos interessados na área.

Durante a abertura do congresso, o presidente do CFC, Aécio Dantas, fez um discurso enfatizando a importância da contabilidade pública para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ele destacou o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira como uma iniciativa crucial para ampliar as articulações no Congresso Nacional.

"Não posso deixar de destacar o importante papel que o profissional da contabilidade tem no desenvolvimento econômico e social do nosso país. Quando trazemos essa questão para a área pública, o nosso papel social se torna mais evidente, já que a contabilidade pública promove a cidadania. Não podemos falar em transparência e em controle sem falar em contabilidade, que, na sua essência, é a Ciência da Informação. É a contabilidade que gera as informações que serão objeto do controle, seja ele interno, externo ou até mesmo social. Posso afirmar que existe esse papel social do contador de forma muito mais clara e latente", afirmou Aécio.

Além disso, o presidente do CFC mencionou os desafios futuros da profissão contábil, incluindo o envolvimento dos profissionais com as questões de sustentabilidade e a convergência das normas internacionais de contabilidade com as Normas Brasileiras Convergidas às Ipsas, parceria realizada entre o CFC e diversas outras entidades. Ele ressaltou a necessidade de garantir que todas as mudanças normativas e os novos manuais do Tesouro Nacional sejam efetivamente implementados nos municípios.

"Nós precisamos investir fortemente para que todos os órgãos possam implementar as normas de contabilidade aplicadas ao setor público, que são fundamentais para um processo de transparência cada vez mais eficiente", concluiu Aécio Dantas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de outras personalidades, como Nelson Machado, membro da ABCP e diretor do Centro de Cidadania Fiscal; Elói Astir Stertz, presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais representando o Comsefaz; Maria Dorgivânia Arraes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Pernambuco (CRCPE); Victor Holanda, professor da UFRN e membro da ABCP; e Érika Lacet, secretária da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, representando a governadora do estado, Raquel Lyra.

O Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público é realizado anualmente desde 2010 e tem parcerias com importantes instituições atuantes nas áreas de contabilidade, finanças, orçamento, controles e governança aplicados ao setor público.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.