Especial mês da mulher CFC
Por Sheyla Alves
Comunicação CFC
Para as mulheres de todo o mundo, o mês de março é marcado por um movimento de união em que as raízes femininas lutam por mais igualdade de direitos sociais, econômicos e políticos. Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) inicia uma série de conteúdos em homenagem a todas as mulheres, em especial as profissionais da contabilidade do país. Originalmente, a data foi marcada por protestos em Nova York, entre os anos de 1857 e 1908, e na atualidade tem sido um dia de reflexão sobre a luta constante e diária das mulheres por mais equidade e justiça.
A presença da mulher na contabilidade tem crescido significativamente ao longo dos anos. Hoje, o Sistema CFC/CRCs conta com a presença de 230.328 profissionais, que atuam diariamente nos mais diversos ramos contábeis. Elas estão à frente de balanços e relatos financeiros de grandes empresas, assessoria tributária, contabilidade internacional, gerenciamento fiscais e outras tantas aplicações que a profissão exige.
A coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CFC, Marlise Alves, conta que, quando iniciou na jornada contábil, em meados de 1993, o público do curso era formado majoritariamente por homens. “E, quando eu saí, em 1997, essa maioria ainda permanecia. Agora, quando ingressei aqui no CRC de Santa Catarina, fui palestrar em uma turma de faculdade e fiquei surpreendida com o número de mulheres que estavam ocupando aquele espaço. Observei que as mulheres já eram maioria ali, e isso nós estamos observando ao longo do tempo, com a inserção da mulher no ambiente contábil”, disse.
Historicamente, as mulheres enfrentam inúmeras barreiras para entrar e progredir em áreas vistas predominantemente como masculinas. No entanto, hoje, mais mulheres estão se formando em Contabilidade e ocupando cargos de destaque. A diversidade de gênero traz perspectivas únicas e habilidades valiosas para a profissão, e contribui para um ambiente mais inclusivo e equitativo. Marlise aponta que a profissão contábil é muito próspera e rica em detalhes, e a contribuição feminina, ao longo dos anos, tem trazido um olhar de conexão e de aproximação com o cliente.
“Aprendemos que essa profissão tem uma beleza feminina junto à expertise das questões contábeis. Vejo que é um mercado em expansão, em que as mulheres conseguem os seus espaços. Mas sempre gosto de frisar que lugar da mulher é onde ela quiser! É onde ela se sente bem e gosta de estar. E, para isso, precisamos nos conhecer em diversos aspectos, inclusive o profissional. Diante disso, nós somos muito felizardos, temos muitas mulheres competentes na contabilidade”, complementou Marlise.
Diversas contadoras são empreendedoras e líderes de seus próprios escritórios contábeis. Sua presença na contabilidade brasileira traz diversidade de pensamento, novos olhares técnicos e capacidade de liderança, promovendo, assim, o desenvolvimento e a inovação nesse campo de atuação do país. Em um mundo cada vez mais tecnológico, os novos profissionais da contabilidade estão ampliando o mercado contábil, com inovações e habilidades que sobressaem ao clichê do contador.
Agora, o profissional da contabilidade anda lado a lado com a tecnologia e a inovação. A contadora e coordenadora da Comissão do CFC Jovem, Luana Soares, destaca que a chegada da nova geração ao mercado de trabalho da contabilidade traz consigo uma mentalidade inovadora e uma vontade de explorar as últimas tecnologias, algo fundamental para impulsionar a profissão contábil no futuro.
“A presença crescente da mulher contabilista nessa nova era da contabilidade é um aspecto particularmente interessante e promissor. As mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais significativo na profissão contábil, ao trazer consigo uma abordagem multifacetada e uma capacidade excepcional de adaptação às mudanças tecnológicas”, enfatizou. As mulheres vivem uma era de habilidades, em que a automatização de tarefas repetitivas constrói tempos maiores, facilita análises precisas de dados e concilia atividades estratégicas com analíticas.
Além disso, o acesso às ferramentas de contabilidade em nuvem modifica a forma de lidar com documentos e informações. A contabilidade está em qualquer lugar, com dados de fácil acesso, promovendo o trabalho remoto e a colaboração de equipes. A tecnologia permite que as mulheres, com olhar mais apurado aos detalhes, tenham mais oportunidades de avanço diante da análise de dados de grandes proporções, em níveis nunca vistos, e forneçam insights valiosos para uma tomada mais assertiva na decisão estratégica e financeira.
As plataformas de comunicação on-line e os softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) permitem que as mulheres contadoras construam conexões sólidas e ofereçam serviços personalizados.
Para Luana, a nova geração de mulheres contabilistas desempenha um papel crucial e transformador, principalmente diante de um perfil que traz o zelo na sua essência. “Com seu espírito empreendedor, habilidades tecnológicas e abordagem centrada no cliente e nos demais usuários, elas estão moldando o futuro da contabilidade de forma empolgante e inspiradora”, finalizou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.