6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aborda a governança e seus mecanismos em palestra motivacional

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

De forma pouco convencional, o conceito de governança e a apresentação de seus mecanismos foram tratados no 6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, realizado nesta sexta-feira (31), em Aracaju (SE). A coordenadora do Comitê de Governança para o Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, conduziu a palestra e mostrou, de modo descomplicado e descontraído, o significado de governança.

Alzira iniciou sua fala ressaltando a importância do Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov) e como ele pode ser o agente da transformação da gestão pública, melhorando, inclusive, a imagem do próprio gestor. “Ninguém transforma um país se não se transformar”, afirmou.

Ao longo da palestra, Alzira mostrou como rupturas e construções de uma nova visão podem ser difíceis e que o processo implementação da governança sofre a mesma dificuldade por ser algo novo e ainda em construção no país. A palestrante, porém, enfatizou que os gestores não podem esmorecer nessa tarefa. “Não é porque alguém nunca fez algo que você não será capaz de fazer. Fé significa acreditar. A união entre fé, acreditar e sonho se chama esperança. E é isso que a Rede Governança Brasil traz, por meio da governança”, motivou.

Em seguida, a palestrante tratou do conceito de governança. De acordo com ela, a prática pode ser vista como uma espécie de arrumação de casa, em que tudo se inicia por colocar as coisas em ordem. “Governança é rumo, é definir propósito e conquistá-lo”, afirmou.

Em seguida, Alzira abordou os mecanismos da governança, que se resumem em estratégia, liderança e controle. Esse tripé é necessário para o alcance de um objetivo. A palestrante destacou ainda que a conjunção desses mecanismos conduz, de forma segura, o gestor a um objetivo efetivo. “É como caminhar com um GPS sem medo de se perder”, ponderou.

Na conclusão da sua palestra, Alzira falou sobre a importância de o gestor público deixar um legado composto não apenas por obras materiais, mas sim por momentos que marcam a vida e a história das pessoas. De acordo com a palestrante, a população está ávida por pessoas que as impactem positivamente, e isso tem sido buscado na gestão pública. “As pessoas estão olhando para o serviço público e para os gestores públicos querendo ver um ícone, um líder, um herói.”

O evento faz parte de uma série de encontros que acontecerão ao longo deste ano. As atividades do seminário continuarão na tarde de hoje e podem ser acompanhadas pelo canal do CFC no YouTube.  

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.