5º ENJLC: líderes das entidades de classe apontam as responsabilidades das jovens lideranças contábeis

Por Rafaella Feliciano

Comunicação CFC

O 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis (5º ENJLC) teve início nesta quinta-feira (20). O evento, considerado uma das maiores iniciativas voltadas para jovens profissionais da contabilidade, vai até o dia 21 de outubro. A atividade reúne um público de mais de 3 mil pessoas de diferentes faixas etárias e áreas de atuação na Contabilidade.

A abertura do evento reuniu representantes das principais entidades da contabilidade brasileira, que destacaram a importância dos contadores para o país; o papel dos jovens para o futuro da profissão e as suas responsabilidades; a necessidade da adoção de uma postura ética e comprometida pelo público; e a essencialidade de adesão aos valores sustentáveis.    

A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, ressaltou a relevância dos jovens no novo cenário socioeconômico e tecnológico. “Sabemos que a crise econômica transformou o papel do empreendedor e, nesse movimento, os jovens tornaram-se grandes destaques nesse novo mundo tecnológico e virtual. Vocês, meus caros colegas, são versáteis, ágeis, inteligentes, curiosos pelo desconhecido, corajosos”, afirmou.

O convite à inovação foi o foco do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coêlho. O contador convocou o público a ser protagonista das transformações pelas quais o mundo vem passando. “Pensar diferente, fazer diferente, fazer a diferença. Acho que esse é o maior desafio da nossa juventude. E vocês estão aqui para um momento de troca de experiências, de capacitação, de adquirir conhecimento e, sim, de fazer a diferença no mercado de trabalho”, salientou.

O presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai, disse que o desenvolvimento das novas lideranças está alinhado com algumas das Bandeiras da Auditoria Independente nas quais o instituto está trabalhando, como pessoas como diferencial, fortalecimento da cultura de diversidade e inclusão e atividade como agente de mudança. O auditor aconselhou os participantes sobre as suas responsabilidades e os seus impactos no Brasil. “Jovens profissionais da contabilidade, sigam sempre a trilha da ética e do conhecimento na busca por protagonismo e atuação, pois o seu trabalho será cada vez mais relevante para o desenvolvimento do nosso país”, aconselhou.

A International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) enviou uma mensagem aos participantes do 5º ENJLC. Por meio de um vídeo, o gerente de Relacionamento para a América Latina da Ifac, Manuel Arias, fez a leitura das palavras do presidente da entidade, Allan Jhonson, que deu grande foco à sustentabilidade e à responsabilidade dos profissionais da contabilidade em relação à essa pauta. “Ao olhar o futuro da nossa profissão, nas suas discussões, assim como a importância social e econômica da nossa profissão para a sociedade, gostaríamos de enfatizar a necessidade urgente e os nossos riscos relacionados à sustentabilidade. Todos sabemos que vivemos em um mundo insustentável. Estamos consumindo mais do que podemos produzir, não proporcionando moradia, educação, alimentos ou atenção médica adequados para as nossas populações ou não lidando adequadamente com a crescente desigualdade econômica. Devemos mudar de rumo urgentemente. Não podemos manter nossos modelos de negócios e esperar que alguém aborde esses problemas existenciais.”

O ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Nelson Rocha, também deu ênfase à temática da sustentabilidade e a essencialidade dos profissionais da contabilidade na demonstração das informações não-financeiras.

Já o atual presidente do CRCRJ buscou motivar os presentes, reforçando o potencial do público em sua atuação na Contabilidade. “Nunca duvidem da capacidade de vocês. Hoje eu sou presidente do CRCRJ, não como privilégio, mas recebo isso como uma missão para transformar a realidade da nossa profissão, o futuro de vocês e torná-la cada vez mais forte e próspera”, disse.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, falou sobre pautas importantes da atualidade, como a agenda ESG, que envolvem os aspectos ambiental, social e de governança, e a necessidade de os jovens fazerem diferença na sociedade. “Desejamos fazer com que esse evento possa transformar a vida de vocês para que possam, por meio dessa oportunidade, transformar a vida das pessoas”, enfatizou.

5º ENJLC é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento conta com programação diversificada, voltada para o empreendedorismo, o metaverso, as finanças, o crescimento de negócios, o protagonismo contábil das jovens lideranças e a inovação. O encontro é voltado para jovens profissionais da contabilidade e para classe em geral e acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Riocentro, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.