
Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
A chegada de novembro representa uma época importante para os contadores, com o início de processos que marcam o encerramento do ano contábil para empresas e instituições públicas. Foi pensando nesse momento, que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estabeleceu o tema “Provisões e Passivos Contingentes - aspectos práticos para o fechamento de 2025” para a 55ª edição do Circuito Técnico, realizada na tarde desta segunda-feira (24).
O painel temático foi apresentado por Manuel Roque dos Santos Filho e por Felipe Severo Bittencourt, ambos membros do CP CASP, com mediação de Wellington Cruz e abertura de Antônio Carlos, conselheiros da Câmara Técnica do CFC.
Ao introduzir o assunto da live, o painelista Manuel comentou “É um tema muito cobrado, por vezes, difícil de entender o processo. Principalmente quando se fala de mensuração e estimativas. É algo que demanda uma expertise do contador. Não é fácil, mas é possível”, afirmou Manuel Filho. Antes de iniciar a apresentação, ele também fez uma recomendação aos contadores, que não deixem para tratar desse assunto apenas ao final do exercício contábil, e comecem a considerar essas obrigações antes do período de fim de ano.
Antes de partirem para os aspectos técnicos, Felipe Severo destacou pontos que evidenciam a importância das provisões e passivos contingentes. Entre eles a cobrança por Tribunais de Contas e auditorias, o fortalecimento pelo Regime de Competência, além de uma forma de evitar surpresas fiscais e orçamentárias. Os painelistas também abordaram o conceito de cada termo antes de detalhar o assunto.
A live tratou de aspectos normativos da NBC TSP 03 e MCASP sobre esses passivos, discutiu as questões de reconhecimento, mensuração e evidenciação, com exemplos e abordou situações específicas acerca do tratamento de provisões e passivos nos fechamentos. Manuel e Felipe também analisaram a NBC CTSP 01, que regulamenta o tema, e apresentaram uma Árvore de Decisão, metodologia que indica decisões seguras no processo.
Como é de praxe do Circuito Técnico, os participantes puderam tirar dúvidas ao vivo com os painelistas, antes do encerramento de mais uma live direcionada ao aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais da contabilidade.
Assista ao 55º Circuito Técnico aqui:
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

