Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Informação Financeira (Glenif) promove a 4ª edição do Congresso Anual, com o tema “Gestionando o presente, construindo o futuro: tecnologia, sustentabilidade e nova informação financeira”. O evento, totalmente virtual, teve início hoje (19), com paineis e palestras ministradas por especialistas renomados e representantes de órgãos reguladores.
“O mote desse congresso reflete o dinamismo, a complexidade e oportunidades do nosso contexto mundial”, disse o novo presidente do Glenif, Hernán Casinelli, durante a cerimônia de abertura do congresso. Cassinelli foi eleito no dia 5 de novembro, em assembleia geral, e assume o comando da organização no biênio 2024 - 2026.
De acordo com Casinelli, a diversidade de países que fazem parte do Glenif fortalece a entidade e a configura como ponte entre diferentes realidades locais, além de promover a discussão global. “O Glenif se posiciona como uma peça crucial para fazer com que sejam conhecidas as perspectivas da América Latina no desenho do ecossistema de informação financeira global e de alta qualidade”, completou.
Após a abertura, o primeiro painel do congresso, intitulado “Agenda de trabalho do Iasb”, trouxe o panorama das atividades do International Accounting Standards Board no último ano. De acordo com os dados apresentados, a instituição executou 10 projetos sobre pesquisa e estabelecimento de normas, bem como projetos de manutenção, retificação e emendas às normas já existentes. Para apresentar os resultados, o painel contou com a atuação do presidente do Iasb na Alemanha, Andreas Barckow, e como moderador o ex-presidente do Glenif, José Luiz Carvalho.
“NIIF 18: Efeitos nos estados financeiros” foi o tema do segundo painel, apresentado por Tadeu Cendón, membro do Iasb, e moderado por Michael Chavez Ramirez, do Glenif Costa Rica. “Com a NIIF 18, nós esperamos ajudar as companhias a melhorarem a qualidade dos relatórios financeiros e a maneira em que comunicam as informações financeiras para os investidores. Para atingir esse objetivo, temos três pontos importantes: definir novos resultados de requisitos, divulgar medidas definidas pela gestão sobre MPM e melhorar os requisitos para agregação e desagregação”, disse Cendón.
O IV Congresso Anual do Glenif configura-se como um espaço de diálogo em que especialistas de diversos países compartilham experiências e trabalham em conjunto para a melhoria contínua das normas de contabilidade e relatórios financeiros na América Latina. As atividades seguem até amanhã, dia 20 de novembro, com início às 12h (horário de Brasília).
Confira a programação completa. Para inscrições, clique aqui. Os organizadores oferecem desconto para grupos com mais de 10 pessoas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.