Comunicação CFC
O 3º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), que acontecerá em Salvador nos dias 7 e 8 de julho, abriu inscrições para o acompanhamento online de sua programação. Com todas as vagas presenciais já esgotadas, essa é uma oportunidade para profissionais e interessados de todo o país participarem virtualmente das discussões sobre o presente e o futuro da auditoria financeira no Brasil.
Promoção conjunta do Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, o evento será realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O ENAF-TC conta com o patrocínio da BahiaGás e da Desenbahia, além do apoio institucional do Banco Mundial, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
O tema central, “O presente e o futuro da Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas do Brasil”, visa aprofundar as discussões sobre a institucionalização do processo de auditoria financeira nos Tribunais de Contas, abordando tendências nacionais e internacionais, aspectos processuais e as mudanças nos critérios de análise baseados nas IPSAs (International Public Sector Accounting Standards), convergidas no Brasil pelo CFC.
Para se inscrever e acompanhar a programação online, acesse: https://irbcontas.org.br/hotsites/3-enaf-tc/.
Destaques da Programação e Cases de Sucesso
A programação do ENAF-TC contará com painéis e debates que apresentarão cases de sucesso na aplicação de técnicas de Auditoria. As discussões se centrarão na institucionalização da Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas, bem como nas tendências globais e inovações que impactam os aspectos processuais e os critérios que balizam as análises dos auditores.
O encontro tem como objetivo principal estimular a troca de experiências entre os responsáveis por auditorias financeiras no setor público, com foco nos Tribunais de Contas e nos órgãos de controle interno. Será um importante fórum para debater a fiscalização das contas públicas da União e dos entes subnacionais, com a apresentação de boas práticas e soluções inovadoras no planejamento, execução e reportes associados a esse tipo de fiscalização.
A Comissão Pedagógica do 3º ENAF-TC é presidida pelo vice-presidente de Auditoria do IRB e Membro do TCE-BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo. O grupo também conta com a participação do Diretor de Auditoria do IRB e Conselheiro do TCM-BA, Ronaldo Sant’Anna (vice-presidente), e do coordenador-geral do Instituto, Juraci Muniz Júnior (coordenador da comissão).
Programação
7 de julho (Segunda-feira)
9h30: Solenidade de abertura
10h: Palestra: Os novos horizontes da supervisão financeira: tecnologia, regulação e inovação.
Palestrante: Ailton de Aquino (BCB)
11h15: Palestra: Resultados do MMDTC – Ciclo 2024 (QATC 12 – Auditoria Financeira) e ações nacionais para uniformização e fomento ao desenvolvimento da Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas Brasileiros.
Palestrantes: Luiz Genédio (TC-DF) e Heitor Freitas (TCU)
12h: Intervalo
14h: Palestra: A atuação do Banco Mundial no fomento ao aprimoramento da qualidade informacional financeira no setor público. Palestrante: Leonardo Nascimento (World Bank)
14h30: Mesa de Debates: Institucionalização da Auditoria Financeira no âmbito dos Tribunais de Contas Brasileiros: experiências e soluções encontradas. Mediador: Antônio Carvalho (TCU). Debatedores: Adriana Passos Valença (TCE-RJ), Marcelo Xavier (TCE-PE) e Juliana Bortoluzzi (TCE-RS)
15h45: Palestra: O papel do Controle Interno no processo de certificação das contas anuais: a experiência da CGU. Palestrante: Vinícius A. Santos Pereira (CGU)
17h: Encerramento
8 de julho (Terça-feira)
9h: Mesa de Debates: Auditoria Financeira x julgamento de contas de ordenadores de despesa: a experiência de Tribunais de Contas internacionais com função jurisdicional e contextualização no controle externo brasileiro. Mediador: Conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA). Debatedores: Juíza conselheira Maria da Luz C. Faria (Tribunal de Contas de Portugal), conselheiro Donato Volkers (TCE-ES) e Carlos Luis António (Diretor dos Serviços Técnicos do Tribunal de Contas de Angola)
10h30: Coffee Break
10h45: Palestra: Tecnologia, inovação e transformação digital na Auditoria Financeira.
Palestrante: Marcelo Sousa (TCU)
12h: Intervalo
14h: Mesa de Debates: Exposição das pesquisas / artigos apresentados como requisito das pós-graduações em Auditoria Financeira, concluídas recentemente. Mediador: Vitor Maciel (TCM-BA).
Debatedores: Pedro Adolfo (TCU) e Lucas N. Magalhães (TCE-SC)
15h15: Palestra: Evolução da Contabilidade Pública Brasileira e seu Impacto nas Auditorias Financeiras dos Tribunais de Contas. Palestrante: Janilson Suzart (CGU)
16h30: Encerramento
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.