25º Congresso USP celebra tradição e inovação na contabilidade

Por Fabrício Lourenço – Comunicação CFC


A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) abriu hoje, 23 de julho, a edição comemorativa dos 25 anos do Congresso USP de Contabilidade, um dos eventos mais tradicionais da área no país. A solenidade reuniu representantes acadêmicos e profissionais de destaque para marcar o início de três dias de intensa troca de conhecimento: o 25º USP International Conference on Accounting e o 22º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.

A cerimônia contou com a presença de professores que fizeram parte da história do Congresso. A coordenadora geral, Patrícia Siqueira Varella, destacou a importância do evento para o fortalecimento das ciências contábeis.

“O Congresso tem uma tradição consolidada, com apresentação e discussão de trabalhos, palestras nacionais e internacionais e os fóruns acadêmicos organizados pelas 11 coordenações de áreas. Mas, este ano, há um diferencial: os fóruns profissionais ganharam mais espaço, estimulando uma interação mais próxima entre acadêmicos e não acadêmicos. Todos com um objetivo comum – o fortalecimento da nossa área”, afirmou Patrícia.

Entre as novidades desta edição, está a inauguração do Museu do Congresso USP de Contabilidade, aberto hoje à visitação no hall de entrada da FEA/USP. O espaço reúne registros históricos, doações e itens que ajudam a contar a trajetória do evento ao longo de um quarto de século.

Patrícia também ressaltou a tradição de premiar os melhores trabalhos apresentados. “Cada área temática escolhe os destaques com base na qualidade técnica. Isso vale tanto para os trabalhos do 25º Congresso USP quanto para o 22º Congresso de Iniciação Científica”, explicou.

A cerimônia de abertura ainda foi marcada por homenagens a antigos coordenadores do evento, como o professor Gilberto de Andrade Martins, e pela apresentação de um vídeo com mensagens de outros professores que ajudaram a construir essa história.

Um quarto de século de história

Criado em 2001, o Congresso USP de Contabilidade nasceu com o objetivo de aproximar pesquisadores, acadêmicos e profissionais do mercado, fortalecendo a produção científica na área contábil. Desde então, se consolidou como o maior evento acadêmico de contabilidade do Brasil e um dos mais respeitados da América Latina.

Ao longo dos anos, passou por diferentes gestões e ganhou projeção internacional, atraindo pesquisadores e palestrantes de diversos países. Em 2005, incorporou o USP International Conference on Accounting, ampliando o intercâmbio com outras universidades do mundo.

Em 2025, a celebração dos 25 anos foi marcada pela criação do Museu do Congresso USP de Contabilidade, um espaço dedicado a preservar a memória do evento e sua contribuição para o desenvolvimento da área.

RBC Itinerante: incentivo à produção científica

Como parte das ações de valorização da pesquisa e do incentivo à produção acadêmica, a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) marcou presença no Congresso USP por meio do projeto RBC Itinerante. A iniciativa, que será levada a outras cidades e eventos de relevância para a classe contábil e o meio acadêmico, tem como objetivo divulgar a importância da publicação para o cenário contábil nacional e estimular o envio de artigos para suas próximas edições.

A participação da RBC nesses eventos conta com a presença de, pelo menos, um membro do Conselho Editorial e do responsável operacional da revista, que atuam in loco, aproximando o público da publicação e reforçando o compromisso com a produção e a disseminação do conhecimento contábil.

A programação segue até o dia 25 com a apresentação dos trabalhos científicos e os fóruns temáticos, além de palestras nacionais e internacionais que discutem o futuro da contabilidade frente à sustentabilidade, automação e novas demandas do mercado.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) estão entre os patrocinadores do evento, reforçando o compromisso das entidades com a valorização da pesquisa e com o desenvolvimento científico e profissional da classe contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.