Por Carlos Magagnin
Comunicação Agência Apex
A auditoria, pilar fundamental da Contabilidade, está passando por uma transformação profunda impulsionada pela tecnologia. A crescente complexidade do ambiente de negócios, a necessidade de informações mais transparentes e a evolução das ferramentas digitais estão moldando o futuro da auditoria. O painel “Prevendo a auditoria do futuro” buscou esclarecer aos participantes as principais tendências que vão compor o futuro.
A inteligência artificial e o machine learning, a análise preditiva, a automação de tarefas, a robotização de processos, a transparência e a imutabilidade auxiliam na redução de custos, fornecimento de dados em tempo real e facilidade no acesso aos dados de forma remota.
O painelista desta discussão foi Herton Teles, sócio de auditoria da EY Brasil, com mais de 18 anos de experiência auditando diferentes indústrias, servindo auditorias globais, clientes listados e privados. Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) e membro do Comitê de Privacidade de Dados da EY LATAM, comentou que a auditoria precisa se adequar à realidade do futuro, do uso das Inteligências Artificiais (IAs). “Mais importante que adequar-se às novas tecnologias é utilizá-las de forma produtiva em prol da sociedade dos auditores para fazer testes de validação. Um ponto importante é que a tecnologia está disponível para executar tarefas”, disse. Já o presidente do Ibracon, Sebastian Soares, que possui mais de 26 anos de experiência na área, destacou a importância desse futuro dentro da Contabilidade.
Marcio Santos iniciou sua carreira na KPMG do Brasil em 1998 e possui experiência em auditoria de grupos empresariais que operam nos setores de energia, tecnologia, automotivo, de telecomunicações e na indústria em geral. Durante a explanação do tema no 21° Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), o auditor enfatizou que “não podemos parar no tempo e, sim, utilizar a inovação como arma a favor da auditoria. Mesmo com o avanço dos programadores e o impacto das IAs, a auditoria vai seguir fazendo o seu papel de verificar e auditar os documentos utilizando essa tecnologia”, destacou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.