Por Marli Nascimento
Comunicação CRCMS
Na tarde do dia 11/09, último dia da 21ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), os congressistas puderam acompanhar a palestra “A Importância da Transparência: Ética como Pilar na Contabilidade”. A apresentação aconteceu no auditório principal, no formato on-line.
Proferida pelo filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, uma das vozes mais influentes do pensamento contemporâneo. O palestrante abordou questões de ética e de comportamento e enfatizou que a ética precisa ser vivida. “Ética é uma coisa que você faz, que é reconhecida pelo ato, pois é uma ciência da prática, isso significa que não adianta fazer propaganda da ética. O caráter ético da empresa só poderá se comprovar no relacionamento diário com os clientes”, explicou.
O filósofo foi ainda mais longe e afirmou: “Desconfie daqueles que gostam de aparecer como sendo honestos, de quem demonstra ser ético... virtudes não se anunciam, são tímidas, silenciosas, elas ocupam espaço pela beleza do seu comportamento”.
A atividade visou esclarecer aos profissionais da contabilidade que a ética contábil é um pilar fundamental na prática diária, que deve orientar a classe em suas decisões e comportamentos diários. Outro objetivo foi esclarecer que os princípios e os valores éticos na Contabilidade não apenas garantem a integridade e a transparência das informações financeiras, mas também contribuem para a confiança pública no trabalho desenvolvido.
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21º CBC oferece 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.