Por Natália Farias
Comunicação CRCPE
No último dia do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), realizado nesta quarta-feira (11/9), o painel 41 abordou "O novo modelo mundial de auditoria financeira dos entes públicos proposto pela INTOSAI: A norma do CFC e sua aplicabilidade pelos tribunais". O debate focou em analisar o novo modelo de auditoria financeira proposto pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) e discutir as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em relação aos desafios, melhores práticas e implicações para a gestão pública pelos Tribunais de Contas no Brasil.
O painel contou com a participação do conselheiro no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo Paixão, e do conselheiro do CFC e coordenador executivo adjunto do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP), Antônio Carlos. A moderação foi realizada pelo doutor em Contabilidade e Controladoria, Victor Branco de Holanda.
Inaldo Paixão destacou os principais desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas, incluindo a necessidade de capacitação, mudanças na cultura organizacional, implementação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (CASP) e a adaptação tecnológica. "Precisamos ser mais claros, mais objetivos, mais simples", enfatizou Paixão, ressaltando que clareza e simplicidade na aplicação das normas são fundamentais.
Antônio Carlos ressaltou a importância da adoção das normas internacionais propostas pela INTOSAI como um caminho para reduzir riscos e fortalecer a confiança da sociedade nas instituições públicas. "A adoção dessas normas internacionais visa reduzir esses riscos, traz credibilidade e fortalece a confiança da sociedade. Porque, se você tem uma auditoria mais forte, fortalecida com as modificações, uma contabilidade mais robusta, você vai aumentar a confiança e adotar melhores práticas globais", afirmou o conselheiro do CFC.
O mediador, Victor Holanda, descreveu o processo de adoção e de adaptação dessas normas como um caminho longo que requer perseverança.
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.