21º CBC: inteligência artificial é tema de fórum em destaque no primeiro dia de evento

A incorporação da IA na contabilidade não quer dizer, necessariamente, que o contador será substituído

Por Rafaela Cardoso
Comunicação CRCMA

A IA, ou inteligência artificial, já está transformando muitas áreas do mercado financeiro e de negócios. Para os profissionais da contabilidade, compreender essas mudanças é essencial para se adaptar a novas realidades, melhorar a eficiência e oferecer serviços mais avançados e personalizados aos seus clientes.

Com o auditório Blumenau do 21º CBC lotado, o Fórum de Inteligência Artificial reuniu centenas de contadores que acompanharam, dentro e fora do espaço, algumas dicas sobre automatização de tarefas repetitivas, como reconciliações bancárias, categorização de despesas e auditoria de documentos financeiros.

Apresentado pelos palestrantes Erick Sobreiro, Carlos Piazza, Gilberto Lima Jr., Eduardo Neto e Eduardo Hadermec, o fórum também contou com a participação de outros especialistas em IA, assim como auditores, reguladores, professores universitários e líderes do setor contábil.

A troca de experiências entre esses profissionais foi um dos pontos fortes do evento, com a realização de debates e apresentações que visam enriquecer o conhecimento sobre como a inteligência artificial pode ser incorporada de maneira ética e eficaz na prática contábil. “A incorporação da IA na contabilidade não quer dizer, necessariamente, que o contador será substituído. Agora, para que isso não aconteça, ele precisa estar sempre atualizado”, destacou Carlos Piazza.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação inclui ainda uma Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.