21º CBC: Integração entre contabilidade e patrimônio é debatida com exemplos práticos em painel

Vanessa Brasiliense
Comunicação Agência Apex

O Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) aborda uma série de temas relacionados à área, e as nuances da gestão pública são tópicos vastamente debatidos pela categoria. No início da tarde do dia 10/9, foi realizado o painel “Integração entre contabilidade e patrimônio” com ênfase na qualidade da informação na gestão pública, trazendo luz a esse importante tema.

Para dissertar sobre o assunto, o contador e coordenador de cursos de pós-graduação em Contabilidade aplicada ao setor público, Diogo Duarte, foi recrutado para palestrar. Esse tema é especialmente relevante no contexto das novas exigências de transparência fiscal e governança pública.

O painel abordou a relevância da integração entre os registros contábeis e a gestão patrimonial para garantir a qualidade das informações financeiras no setor público. A correta contabilização e gestão dos ativos públicos, como imóveis, equipamentos e demais bens, são fundamentais para assegurar a transparência, a eficiência no uso dos recursos e a prestação de contas à sociedade.

Durante a exposição, Diogo destacou as melhores práticas para aprimorar essa integração, os desafios enfrentados pelos gestores na conciliação das normas contábeis com a administração patrimonial e os benefícios dessa sinergia para melhorar a tomada de decisão e o controle interno.

Em sua exposição, o palestrante apontou um caminho longo, porém extremamente didático e democrático na criação de normas, dissertando sobre os benefícios dessa metodologia. “Todos esses quesitos para elaboração de norma não são exigidos por lei. Eu poderia fazer uma norma hoje e publicar amanhã, mas isso não vai me dar o retorno que eu quero, pois eu dependo de pessoas. Anotem isto: se eu não me apaixonar por trabalhar com pessoas, eu não consigo evoluir”, afirmou. “As pessoas são difíceis, mas o que nos torna diferentes é a vontade de fazer direito. Só consigo enxergar êxito em pessoas que estão desenvolvendo essa habilidade”, completou.

Diogo ainda trouxe diversos exemplos práticos sobre implementação de metodologias de integração contábil e patrimonial na esfera municipal, estadual e nacional. “Não basta apenas integrar os sistemas, é necessário mexer na base, mas isso o pessoal não quer. Quando mexo na base é daqui para frente. Não posso ficar olhando coisas passadas. Isso é o básico. Mas o básico dá muito trabalho. Tem gente fazendo coisas extraordinárias sem olhar para o básico. Não estou dizendo para esquecermos os erros do passado, mas é preciso pensar daqui para frente e deixar o que passou para trás”, enfatizou o palestrante.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.