21º CBC: Influenciadores ensinam a usar as redes sociais como ferramenta estratégica

Por Thiago Benevides
Comunicação CRCSP

A tecnologia foi um dos destaques no 21º CBC, que contou, no dia 9, com a Trilha Influenciadores, em uma manhã inteira para discutir estratégias de captação e retenção de clientes na internet. Com três rodadas de debate, cada uma delas sobre um dos aspectos da utilização das redes sociais e das novas tecnologias, a Trilha Influenciadores trouxe um novo olhar sobre como os profissionais e empresários contábeis podem se comunicar melhor com potenciais clientes, tornar o relacionamento com seus públicos mais eficiente e valorizar a imagem de seu negócio na internet.

A primeira sessão da Trilha Influenciadores trouxe ao público do 21º CBC o tema “Transformando Cliques em Clientes: Técnicas para Conversão através da Internet”. Com uma abordagem prática sobre o marketing digital e como construir uma comunicação atrativa e eficiente na atração de novos clientes, o painel foi apresentado pela contadora e influenciadora Catarina Amaral e pelo contador e mentor sobre empreendedorismo Altair Alves.

Catarina falou sobre a necessidade de ser visto na internet e, o mais importante, de ser visto da forma correta, com a imagem que corresponda àquilo que você tem a oferecer e que faça diferença na vida do cliente. “É preciso que nos posicionemos, pois se não o fazermos, permitimos que as pessoas tomem as conclusões delas sobre nós. Mas este posicionamento deve nascer da nossa essência e de forma estratégica, para que sejamos ouvidos”, declarou a influenciadora.

Os painelistas explicaram que além de adotar estratégias para obter visibilidade na internet, por exemplo, por meio de parcerias, é necessário que esta visibilidade esteja embasada em conteúdos consistentes e relevantes. “É importante que nos especializemos em um assunto, pois a partir desta segmentação de mercado criamos profundidade no que transmitimos ao cliente e passamos a ter capacidade de fazer a diferença na vida dele”, aconselhou Altair.

A segunda rodada da Trilha Influenciadores foi apresentada pelo influenciador digital Fabiano Azevedo e pela mentora de negócios Aline Portela e tratou sobre “Posicionamento de Impacto: Como Atrair Clientes todos os Dias”. A postura que os empreendedores devem manter no dia a dia para se conectar com seus públicos e transformá-los em parceiros de negócios foi o principal tema do painel.

Aline Portela destacou a importância da comunicação não-verbal, que corresponde a 55% do que as pessoas absorvem da mensagem, e de se fazer presente nas redes. “Vocês estão hoje no maior congresso de Contabilidade do Brasil buscando atualização, mas os seus clientes sabem disso? Ao utilizarmos nossas redes sociais, estamos falando com nossos clientes e devemos ter atenção aos detalhes, desde a roupa que usamos, ao tom da nossa voz e ao cenário escolhido, para termos coerência e harmonia com que desejamos transmitir”, explicou a influenciadora.

Fabiano ressaltou a necessidade de realizar o acompanhamento ativo do nível de satisfação dos usuários dos serviços. “Se o seu cliente não te procura, pode ser um sinal de que ele não precisa de você e de que você não é insubstituível. Se ele não entrou em contato com você, entre em contato com ele tente entender o que ele realmente precisa”, provocou o palestrante.

A contadora especializada em planejamento tributário e na área trabalhista, Natalia Santos, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) e pós-doutor em e-Government, Fellipe Guerra, foram os painelistas da terceira sessão da Trilha Influenciadores, que abordou o tema “Como Monetizar seu Conhecimento através das Redes Sociais e se Destacar no Mercado”.

Os especialistas deram orientações sobre como transmitir conteúdos relevantes ao público pelas redes sociais e como esta prática pode trazer retornos de imagem e financeiros, além de auxiliar milhares de outros profissionais em seu dia a dia. “Produzir conteúdo na internet é um diferencial muito importante, desde que você realmente entenda sobre o que e para quem você vai falar. É preciso entender também o porquê você faz. Muitos começam e desistem depois de um tempo porque o resultado não aparece no curtíssimo prazo. Tenham em mente que é o conhecimento que te trará retorno, não busque resultado a qualquer custo, porque no futuro isso será cobrado de você, alertou Fellipe.

Natalia explicou que a autenticidade é muito importante também na produção de conteúdo na internet e que é preciso ultrapassar as barreiras que nos impedem de começar. “Fale sobre o que faz de melhor, do seu jeito e com a sua linguagem. Estude muito e vá se aprimorando, porque quando você consegue passar o que sabe, com qualidade e propriedade, você se torna um referencial no tema, o que retornará em oportunidades para você”, ensinou a especialista.

O conselheiro do CFC Haroldo Santos Filho realizou a mediação dos três painéis e destacou que os três transmitiram a mensagem que o 21º CBC traz em seu lema, “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”.

“A divulgação do conhecimento na internet é algo inovador e com potencial de alcançar milhares e até milhões de pessoas, mas como os palestrantes destacaram, devemos, antes de tudo, ser éticos. Não podemos falar sobre o que não entendemos ou fazer promessas irreais. Os painéis foram muito felizes em transmitir essa mensagem ao público”, avaliou Haroldo ao final das apresentações.

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

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