21º CBC: empresas orientadas para a sustentabilidade apresentam cases de sucesso

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

Uma start up e uma multinacional presente em 53 países. O que elas têm em comum? Uma estrutura sustentável que permeia todo o negócio. Os cases de sucesso relacionados à sustentabilidade da Sustainable Development & Water For All (SDW) e da Natura foram apresentados ao público do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (21º CBC). Os assuntos foram apresentados no painel “Desenvolvimento e Sustentabilidade” na tarde desta terça-feira (10). 

A fundadora da SWD, Anna Luísa Beserra Santos, apresentou a sua start up que concebe e fornece produtos sustentáveis, que tem sido soluções para comunidades marginalizadas e que não têm acesso à água potável e ao saneamento básico. Um desses materiais é o Aqualuz, um produto que utiliza a luz solar como recurso para filtrar água, caracterizando-se como uma tecnologia sustentável e com impacto social positivo.

Santos contou a história da start up, um objetivo que a acompanha desde a adolescência. A empreendedora também apresentou metas e resultados, como os reconhecimentos que recebeu da ONU e da Unesco plo trabalho desenvolvido. Concebida com foco em deixar um impacto social e ambiental, o negócio segue a mentalidade “ESG by design”, ou seja, todos os seus processos e produtos são conduzidos e desenvolvidos a partir de valores ambientais, sociais e de governança. “Esse conceito pode ser muito transformador pela visão do empreendedor e do negócio para com a sociedade. É um impacto que termina sendo indireto e direto para as pessoas que estão na ponta porque nós temos a percepção muito maior do valor que é ter esse tripé”, afirmou.

Dando continuidade, a diretora de Controladoria da Natura, Alessandra Segatelli, compartilhou com o público a experiência do Grupo Natura na busca pela sustentabilidade. Multinacional nascida no Brasil, a empresa foi concebida, segundo a painelista, com o foco no desenvolvimento sustentável.

A diretora explicou que a Agenda ESG está presente em toda a cultura da empresa e em todos os departamentos. Segatelli afirmou que a sustentabilidade precisa permear os negócios da empresa e mostrou ao público como a temática está presente no contexto da Contabilidade na Natura. A profissional contou que, até mesmo, a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) está integrada com a pauta da sustentabilidade.

Segatelli também foi enfática ao afirmar que “o impacto é o novo lucro”. A representante da Natura ainda disse aos presentes que a sociedade saiu “de uma visão em que só o lucro importa” e que o lucro deve acontecer por meio de métodos de sustentabilidade. A painelista também orientou que os números relacionados à temática precisam ser facilmente auditáveis e a comparabilidade das informações é essencial para a empresa. A contadora esclareceu o porquê de a Natura ter alcançado bom desempenho nessa temática. “Nada disso daria certo se a empresa não tivesse incorporado em sua estratégia a sustentabilidade”, destacou.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21º CBC oferece 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.