21º CBC: Desafios da escrituração contábil e fiscal são debatidos em painel com especialistas

Vanessa Brasiliense
Comunicação Agência Apex

Por mais que algumas práticas contábeis sejam rotineiras para os profissionais, muitas nuances ainda apresentam uma série de desafios. Foi com isso em mente que o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) promoveu o painel “Desafios da escrituração contábil e fiscal”, que aconteceu na tarde do dia 10/9.

Para dissertar sobre o tema, o congresso trouxe profissionais de renome: o auditor fiscal da Receita Federal Wolney Cruz; a representante da Domingues e Pinho Contadores RJ, contadora e advogada tributarista Marluci Azevedo; e o professor e tributarista consultivo Edgar Madruga. O vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC), Lecir dos Passos Ghisi, foi o mediador do encontro.

O painel discutiu as práticas contábeis e fiscais na era digital, abordando como a digitalização dos processos contábeis está transformando a forma como as empresas gerenciam as suas obrigações fiscais e financeiras. Com o avanço de tecnologias como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a implementação de softwares de automação, os profissionais da contabilidade enfrentam novos desafios, como a adaptação às constantes mudanças nas legislações tributárias e a necessidade de maior precisão e agilidade no tratamento das informações fiscais.

Wolney trouxe aspectos relativos à transformação digital da administração tributária, que passou por três etapas diferentes, denominadas pelos técnicos responsáveis de Administração Tributária 1.0, 2.0 e 3.0. Quanto à evolução do processo, o especialista afirmou que "criar estas facilitações necessita de muito investimento e alimentação de toda a ordem, uma vez que os custos vão se tornando cada vez mais elevados para uma adaptação ao mundo digital". Atualmente estamos na era da Administração Tributária 3.0, que vem alicerçada com as mudanças trazidas pela Reforma Tributária.

Marluci frisou a importância da evolução da profissão contábil e a qualificação dos profissionais. "Estamos hoje no momento de evolução da nossa profissão e da parte tributária. Escutamos há mais de 30 anos que a Reforma Tributária ia sair do papel e nada acontecia. Mas agora está acontecendo de fato! O nosso SPED é uma coisa revolucionária que nos ajuda muito, mas traz um desafio e um movimento importante para os contadores. E isso é muito bom, porque todo mundo evolui”. Ela ainda mencionou a importância da atualização constante em relação a softwares e hardwares disponíveis no mercado.

A atuação do profissional da contabilidade na vida dos clientes foi o foco principal na fala de Edgar Madruga. "Precisamos gerar valor na vida do nosso cliente. A Contabilidade se mostra com um papel excepcional no momento presente, mas vai exigir um maior conhecimento. Hoje existe uma brutal carência de profissionais qualificados – mas isso em todas as áreas – e a Reforma Tributária só agrava essa necessidade de qualificação. Lembre-se de que quem chega primeiro, bebe água limpa”, afirmou o professor.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.