Por Thiago Benevides
Comunicação CRCSP
Os aspectos regulatórios, contábeis e tributários relacionados aos criptoativos foram tema de debate no 21º CBC, no painel “Desafios da Contabilidade na era do blockchain e criptoativos”. O assunto foi apresentado no dia 11 pelo sócio-diretor de Tax Financial Services da KPMG, Carlos Cruz; e pelo especialista em instrumentos financeiros, derivativos e estruturas de hedge da KPMG, Rodrigo Bauce. O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e acadêmico da Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON) Orleans Silva Martins, foi o mediador do painel.
Bauce apresentou um panorama sobre a tokenização da economia e a emissão de novas moedas digitais, como o DREX e outros tipos de moedas emitidas por bancos centrais, as Central Bank Digital Currency (CBDC), além dos desafios na atualidade para a contabilização de moedas e ativos digitais em geral. “O grande desafio hoje é que temos uma limitação nas orientações existentes, que dependem do avanço regulatório sobre o tema. Por outro lado, a criatividade humana é infinita e a cada ano surgem novos ativos digitais ou elementos similares. O desafio da padronização contábil no mundo, tanto em US GAAP como IFRS, depende muito do comportamento de cada jurisdição”, destacou o especialista.
“Da mesma forma, todos os aspectos contábeis e regulatórios têm um desdobramento tributário e a agenda tributária desenvolvida pela RFB busca alinhar aspectos existentes na Europa, Estados Unidos e no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para que tenhamos no Brasil as melhores práticas tributárias. Essa agenda serve, ainda, como drivers para o comportamento dos usuários e do mercado. É uma agenda em evolução e com muitos desafios para o futuro”, destacou Carlos Cruz.
“Os contadores têm grandes desafios à frente, dada a sofisticação e complexidade dos ativos digitais. Este é um tema necessário, porque esses ativos vão ser refletidos nas demonstrações contábeis e, quanto melhor eles forem mensurados, reconhecidos e evidenciados, melhor será a tomada de decisões nas organizações”, avaliou o professor Orleans Silva Martins ao final da apresentação.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.