Por Natália Farias
Comunicação CRCPE
Nesta terça-feira (10/9), o 4º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil foi realizado como parte do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), integrando a programação técnica no auditório Florianópolis. O evento reuniu especialistas para debater temas atuais, como a Reforma Tributária, capacitação, inovação e comunicação nas empresas do futuro.
Reforma Tributária na Prática no Setor de Serviços e Empresas do Simples Nacional
A primeira sessão abordou a Reforma Tributária e seus impactos no setor de serviços e nas empresas do Simples Nacional. O diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas da Fenacon e integrante da Comissão da Reforma Tributária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Diogo Chamum, foi o palestrante. Ele destacou que "tudo tem que estar convergindo com a simplificação" ao se referir à reforma tributária, enfatizando a necessidade de simplificar o sistema. Chamum também ressaltou "a importância da assessoria contábil" para orientar os clientes nesse período de transição e mudança.
Chamum frisou ainda que a capacitação é fundamental e inegociável para os profissionais da contabilidade. "Nós estamos como classe mais capacitada e precisamos entregar isso ao cliente como resultado", afirmou. Para ele, “o momento é entender a situação, nos capacitarmos e entregar resultados”, reforçando a relevância da preparação contínua dos contadores para atender às demandas do mercado.
O debate foi moderado pelo vice-presidente da Fenacon, Reynaldo Lima, e contou com a participação do presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, que destacou a necessidade dos contadores "direcionarem o cliente em uma tomada de decisão assertiva", reforçando o papel consultivo do contador.
NASA - Uma Oportunidade Única de Desenvolver Novas Habilidades
A segunda sessão trouxe uma visão inspiradora sobre o desenvolvimento de habilidades através de oportunidades internacionais. O CEO e fundador da Global Leaders Experience, Bruno da Costa, compartilhou sua experiência e incentivou os participantes a buscarem novos horizontes. "O conhecimento leva vocês a lugares inimagináveis, vocês podem ir para NASA também", afirmou Bruno, destacando a importância de se capacitar para alcançar metas ambiciosas, como participar de programas inovadores no exterior.
Daniel Coêlho também moderou esta sessão e reforçou a importância de buscar experiências que agreguem valor profissional e pessoal aos contadores.
Comunicação e as Empresas do Futuro
Na terceira sessão, a coordenadora de Comunicação e Marketing da Fenacon, Samara Neres, discutiu como a comunicação pode transformar as empresas e suas interações com o mercado. Ela destacou que "a comunicação é peça-chave nesse contexto de atualização", apontando para a necessidade das empresas contábeis modernizarem suas estratégias de comunicação para se manterem competitivas.
Mentoria de Empreendedorismo Contábil - Unifenacon
A quarta e última sessão do fórum focou na mentoria de empreendedorismo contábil, com a participação do assessor da diretoria de negócios do Instituto Fenacon, Wellington Andrade. Ele ressaltou que "o empreendedorismo é um assunto que nunca sai de moda", incentivando os contadores a explorarem essa área como um caminho promissor. Ele destacou a importância da mentoria no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, afirmando que "mentoria pode ajudar o jovem empreendedor nessa arte que é empreender."
O painel foi moderado pelo diretor de Assuntos Jurídicos da Fenacon, Ricardo Monello, que reforçou a importância de apoiar os novos profissionais na jornada empreendedora dentro do setor contábil.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.