Por Bianca Sampaio
Comunicação Social
A 11ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos realizou, na manhã desta sexta-feira (28/7), o painel sobre "O papel da auditoria interna no fortalecimento da governança".
Na ocasião, o superintendente da Controladoria Regional da União do Estado da Bahia, Romualdo Anselmo dos Santos, conduziu a palestra e destacou os pontos mais importantes da auditoria interna na governança.
Romualdo reforçou a ideia de o fator humano ser considerado e priorizado. “O ponto inicial é entender que a estrutura organizacional é formada por pessoas e, para se ter resultados de governança dessa estrutura, é necessário saber isso. Além de ter um manual, uma estrutura, um modelo, é necessário pensar nas pessoas que conduzirão e levarão à frente essa estrutura”, disse.
O superintendente explicou que a auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, pensada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ele alertou que ela integra a governança, porém, é diferente em estrutura e gestão. “A auditoria é como se fosse um tempero dentro da estrutura de governança e, sem esse tempero, teremos um resultado insosso”, comparou.
Durante sua fala, Santos explicou os benefícios da auditoria interna, entre os quais se incluem a possibilidade de identificar riscos e oportunidades de melhoria, elaborar planos de ação mais eficazes, aperfeiçoar o processo de tomada de decisão, permitir maior transparência e segurança para a sociedade.
Santos pontuou que a governança, por sua vez, adiciona valor e está na essência da atividade. Ela combina processos e estruturas implantadas pela alta administração, para informar, dirigir, administrar e monitorar as atividades da organização a fim de alcançar os seus objetivos. “Governança busca atender um fim, um propósito”, acrescentou.
Já no fim de sua fala, o palestrante destacou que auditoria interna é o caminho para apresentar a informação precisa e enfatizou a importância de se valorizar o material humano. “Precisamos ter a visão de pessoas capacitadas no local certo com uma ideia de liderança”, finalizou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.