Departamento de Suporte e Infraestrutura

O Departamento de Suporte e Infraestrutura é responsável por gerenciar os recursos e ativos tecnológicos no âmbito do CFC, garantindo que estejam operacionais e funcionando eficientemente, além de oferecer suporte aos usuários do CFC em incidentes relacionados a hardware, software e conectividade.

Atribuições

  • Planejar, implementar e manter a infraestrutura de redes para garantir conectividade eficiente e segura;
  • Configurar, monitorar e manter servidores para suportar a operação e situações críticas de TI;
  • Gerenciar soluções de armazenamento para garantir o acesso seguro e eficiente aos dados da organização;
  • Implementar e gerenciar ambientes virtualizados e soluções em nuvem para otimizar recursos e escalabilidade;
  • Implementar medidas de segurança para proteger a infraestrutura contra ameaças e vulnerabilidades;
  • Administrar sistemas de autenticação e controle de acesso para garantir a segurança das informações;
  • Fornecer suporte técnico para usuários, diagnosticar e resolver problemas de hardware e software;
  • Monitorar o desempenho de sistemas e redes, identificando e resolvendo problemas proativamente;
  • Planejar, executar e testar procedimentos de backups para garantir a recuperação eficaz em caso de perda de dados;
  • Rastrear e gerenciar os ativos de hardware e software para otimizar a utilização e garantir conformidades;
  • Aplicar atualizações e patches de segurança regularmente para manter a infraestrutura protegida;
  • Avaliar e planejar a capacidade dos recursos de TI para atender às demandas futuras;
  • Trabalhar em conjunto com as outras gerências, especialmente desenvolvimento e segurança, para garantir a integração e uma colaboração eficazes.
  • Gerenciar projetos e atuar no desenvolvimento, implantação e integração de soluções;
  • Atuar no ciclo de identificação e gestão de contratos junto a fornecedores e parceiros de TI e Telecom (infraestrutura, SAP, soluções em nuvem, consultorias de TI, serviços de impressão, licenciamento de software, suporte, segurança da informação, entre outros) visando sempre o cumprimento do ANS pactuado e a otimização dos investimentos da área de TI;
  • Controlar suprimentos e ativos de TI, como notebooks, estações de trabalho e periféricos;
  • Prestar suporte aos clientes internos e externos na resolução de problemas e inclusão/exclusão de acessos;
  • Manter atualizado o inventário dos ativos de TI.

Responsável

Gerente
Luis Carlos de Paula Barcellos
E-mail: luis.barcellos@cfc.org.br