O Departamento de Governança de TI é responsável por implementar boas práticas e políticas de TI alinhadas aos objetivos tecnológicos e estratégicos do CFC. Avalia, direciona e monitora o uso da tecnologia para garantir a transformação digital da instituição.

A Governança de TI é o sistema pelo qual o uso atual e futuro da TI são dirigidos e controlados. Significa avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Inclui a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da organização (ISO/IEC 38500).

Considerando a crescente importância da Tecnologia de Informação para a administração pública, a sua governança tornou-se fundamental para que as instituições públicas cumpram suas missões institucionais. E, como melhores práticas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está adotando as recomendações oriundas do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que, por meio da Portaria n.º 19/2017, definiram que os órgãos e as entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) deverão adotar medidas para implantar, desenvolver e aperfeiçoar a governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A Governança de TI do Conselho Federal de Contabilidade, aprovada pela Resolução CFC nº 1.584, de 9 de janeiro de 2020, tem por finalidade assegurar o alinhamento das práticas de governança, de gestão e de uso da TI com o Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs e que também seja aderente aos modelos, às normas, aos padrões de referência e às legislações vigentes, observadas as seguintes diretrizes:

  • contribuir para a sustentabilidade, o cumprimento da missão e a melhoria dos indicadores estratégicos institucionais, em benefício do profissional da contabilidade e da sociedade;
  • prover mecanismos de transparência e controle da governança e da gestão de TI;
  • estabelecer diretrizes para o planejamento e a organização de TI, bem como para o fornecimento (aquisição), à gestão e ao uso de soluções de TI; e
  • definir papéis e responsabilidades aos envolvidos na governança e gestão de TI.

Acesse:

Atribuições

  • Garantir que as iniciativas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio;
  • Identificar, avaliar e gerenciar riscos relacionados à tecnologia da informação que possam impactar os objetivos estratégicos do negócio;
  • Supervisionar o uso eficiente dos recursos de TI, incluindo orçamentos, pessoal e infraestrutura;
  • Assegurar que as práticas de TI estejam em conformidade com regulamentações externas e padrões internos;
  • Desenvolver e implementar métricas para avaliar o desempenho de TI em relação às metas organizacionais;
  • Garantir que os projetos de TI sejam gerenciados de acordo com as melhores práticas e que entreguem valor ao CFC;
  • Colaborar na definição e execução de estratégias de longo prazo para a função de TI;
  • Apoiar e facilitar processos de mudanças relacionados a iniciativas de TI para garantir uma transição segura;
  • Desenhar e implementar processos e procedimentos de gerenciamento de serviços internos e de clientes;
  • Contribuir para melhoria contínua nos processos de gerenciamento de serviços internos e de clientes;
  • Propor políticas, normas e procedimentos para orientar o uso e a gestão de tecnologia da informação no CFC;
  • Extrair relatórios diários para acompanhamento da operação, trazendo números de performance dos atendimentos;
  • Implementar o controle e a apuração de ANS de fornecedores, equipes internas, clientes etc.;
  • Elaborar relatórios de dados e indicadores dos serviços prestados para os clientes – books de serviços;
  • Apoiar os gestores na elaboração de planos com base nos diagnósticos evidenciados;
  • Avaliar continuamente os processos, observando a aderência ao planejamento estratégico e reduzindo sua complexidade;
  • Garantir o cumprimento dos processos e propor melhorias;
  • Identificar desvios dos padrões de atendimento de chamados, no que diz respeito ao atendimento de melhores práticas.

Responsável

Gerente
Tainara Carpalhoso Fatureto
E-mail: tainara.fatureto@cfc.org.br