FACPCS promove XXII Seminário Internacional sobre contabilidade e sustentabilidade

Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

A Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) promove, nesta quarta-feira (17), a 22ª edição de seu Seminário Internacional. O evento, transmitido em formato digital, reúne autoridades e especialistas para discutir os impactos da Reforma Tributária nas demonstrações contábeis, além de trazer atualizações sobre normas internacionais de contabilidade e sustentabilidade.

Participaram da solenidade de abertura o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; o presidente do Conselho Curador da FACPCS e presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Sebastian Soares; o presidente do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), Hernan Pablo Casinelli; o presidente interino da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Otto Lobo; e o superintendente geral da CVM, Alexandre Pinheiro dos Santos.

Em sua fala, o presidente do CFC destacou o papel estratégico da Fundação como ponto de convergência entre diferentes atores do cenário contábil e financeiro. “A Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamento Contábeis e Sustentabilidade vem se consolidando como um elo essencial entre os órgãos reguladores, o setor privado, a academia e as entidades de classe. Tenho certeza que o CFC continuará dando o apoio institucional e promovendo a educação continuada para que possamos formar cada vez mais profissionais aptos às novas exigências do mercado global”, afirmou Aécio Dantas.

O presidente do CFC ressaltou ainda que o Seminário da FACPCS é reconhecido como referência técnica e científica de alto nível e que contribui diretamente para o processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Ele também destacou a integração da agenda de sustentabilidade a esse movimento.

Segundo Aécio, o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) tem permitido avanços significativos, como a edição das duas primeiras normas brasileiras de sustentabilidade (NBCs TDS 01 e 02). “Temos aí alguns desafios, entre eles levar o tema da sustentabilidade às pequenas e médias empresas, para que entendam que esse não é um assunto apenas das grandes corporações. O profissional da contabilidade e da auditoria tem um papel fundamental nesse processo”, reforçou.

Após a cerimônia de abertura, os profissionais que contribuíram com o CPC e CBPS nos últimos anos foram homenageados. O evento, conduzido pelo coordenador-geral da FACPCS, Haroldo Levy Neto, segue até o fim do dia, com debates e apresentação de painéis.

Sobre a FACPCS

A Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade tem por objetivo assistir, promover, apoiar, incentivar e desenvolver ações científicas, tecnológicas, educacionais, culturais, ambientais, sociais, e de governança, que visem o desenvolvimento das ciências contábeis e a melhoria da divulgação de informações sobre sustentabilidade, precipuamente por meio do apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e ao Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS). Para maiores informações acesse: www.facpcs.org.br.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.