Artigo – IFAC: em meio à crise, liderando e conduzindo a profissão no mundo

Por Idésio da Silva Coelho Júnior,
Vice-Presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade e membro do Board da International Federation of Accountants (Ifac).

Entidades brasileiras da área contábil, a exemplo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), entre outras, assim como várias Professional Accountancy Organizations (PAOs), em muitas partes do mundo, estão realizando importantes iniciativas para auxiliar profissionais e organizações contábeis a minimizarem os efeitos da pandemia de Covid-19. À frente desse movimento, que visa ao conhecimento, à superação e à busca por caminhos e saídas, a International Federation of Accountants (Ifac) vem mantendo um trabalho de liderança e suporte informativo às entidades da área para que, como organizações que representam a profissão contábil, tenhamos melhores condições de contribuir, de forma efetiva, para mantermos em movimento a economia dos nossos países neste momento extremamente difícil para o mundo todo.

No Brasil, na América Latina e em países de língua portuguesa – reunidos por meio da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp) –, as ações realizadas pelas suas organizações para mitigar os efeitos da pandemia compreendem, entre outras, a criação de hotsites para reunir notícias e compartilhar conteúdos, facilitando o acesso a informações úteis e confiáveis [consulte CFC e Ifac]; a realização de gestões com órgãos governamentais para a solicitação de adiamentos de prazos de entrega das demonstrações contábeis e de várias outras obrigações acessórias; e a suspensão de todos os eventos presenciais e a organização de seminários on-line gratuitos para auxiliar os profissionais no entendimento das novas legislações urgentes que foram publicadas em decorrência da pandemia.

Além disso, recomendamos a suspensão das atividades de fiscalização nas empresas contábeis, enquanto durar o estado de calamidade pública; a prorrogação dos prazos de todos os processos internos abertos pelas organizações da área; e, também, o adiamento dos prazos de vencimentos das contribuições anuais devidas pelos profissionais e empresas.

No âmbito da educação profissional, a pontuação obrigatória anual, necessária para o cumprimento do Programa de Educação Continuada, foi reduzida à metade pelo Conselho Federal de Contabilidade, assim como iniciativas semelhantes foram adotadas por outras entidades mundo afora. Nesse sentido, várias PAOs, de diversos países, disponibilizaram cursos na modalidade a distância, incentivando o uso do e-learning [confira aqui].

A realização de seminários on-line gratuitos se tornou recorrente para auxiliar os profissionais, principalmente, no entendimento das novas legislações urgentes que foram publicadas em decorrência da pandemia, mas também para discutir sobre questões técnicas de contabilidade e auditoria, sobre o impacto geral da pandemia nas demonstrações financeiras e sobre outras consequências econômicas para as organizações contábeis.

Mas, além de atender à necessidade de continuidade do processo de aquisição de conhecimento, os webinars vêm servindo como ferramenta de interação entre as entidades responsáveis pela regulamentação da profissão. Assim, fizemos reuniões virtuais, com apoio da Ucalp, com presidentes de entidades da profissão contábil dos países de língua portuguesa para avaliar as estratégias de enfrentamento da crise global. Da mesma forma, mantivemos estreitos os laços virtuais com a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) para apoiar as entidades da América Latina e discutir aspectos técnicos e preocupações resultantes da pandemia, como os impactos na auditoria, nas demonstrações financeiras, na contabilidade em geral e, inclusive, no âmbito da academia.

Como já dito, a International Federation of Accountants assumiu, neste período de pandemia, um papel de liderança também no sentido de reunir e organizar recursos informativos essenciais aos profissionais e organizações, provenientes de diversos países e dirigidos a diferentes áreas da Contabilidade. No site da Ifac, há farto material sobre auditoria, ética e independência, relatórios financeiros, continuidade e recuperação de negócios e, entre outras, informações gerais e bem-estar profissional e pessoal.

Neste mês de agosto, vários itens foram selecionados pela Ifac e divulgados como os destaques mais recentes. Há Guias, Recursos e Pontos de Vista, Portal de Artigos, Webinars e seções de notícias dos conselhos normativos independentes apoiados pela Federação, a exemplo do Conselho Internacional de Padrões Éticos (Iesba) e do de Normas Aplicadas ao Setor Público (Ipsasb).

Recomendo a consulta ao portal de informações da Ifac, uma vez que a proposta da Federação Internacional de Contadores é ajudar a construir e manter a profissão contábil robusta, em nível global, e funcionando plenamente hoje – e no futuro.

Consulte as iniciativas de agosto AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.