Artigos

Artigos

  • Internacional: ISSB disponibiliza episódio de março do podcast

    O International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) disponibilizou o episódio de março do podcast. Nessa edição, os temas debatidos são a aplicabilidade internacional das Normas SASB e a consulta do ISSB sobre suas prioridades de agenda.

    ...
    Leia Mais
  • Encerrando mais um ciclo

    O ano de 2021 marca o final da gestão do presidente Zulmir Breda frente ao CFC. Leia na íntegra o artigo que ele nos deixou sobre realizações, vivências e aprendizados durante os últimos quatro anos.

    ...
    Leia Mais
  • Saiba o que foi discutido na reunião virtual da IFRS Advisory Council

    Por Comunicação do CFCColaboração Simone Kuperchmit O Conselho Consultivo da International Financial Reporting Standards (IFRS, na sigla em inglês) esteve reunido, virtualmente, no 13 de setembro de 2021. Os principais assuntos da pauta foram a atualização nas atividades dos curadores (trustees, em inglês) e o Relatório de Sustentabilidade, este último amplamente discutido. A IFRS Foundation disponibilizou o resumo da reunião Continuar Lendo

    ...
    Leia Mais
  • O planeta, a economia e os critérios ESG

    Artigo - Preocupante é o mínimo que se pode dizer a respeito do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado neste dia 9 de agosto. Manchetes de veículos de mídia, do mundo todo, estamparam as conclusões alarmantes do estudo Climate Change 2021: The Physical Science Basis.

    ...
    Leia Mais
  • É hora de renovar o Plenário. Eleições CRCs 2021: eleja seus representantes!

    Artigo - Por João Altair Caetano dos Santos, Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC. Os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade (o CFC e os CRCs) completam 75 anos de criação em 2021 e celebram, entre uma série de conquistas, a vitoriosa organização de um trabalho com representatividade ampla e democrática, presente em todas as unidades da Federação, com a escolha dos conselheiros dos CRCs em eleições diretas.

    ...
    Leia Mais
  • Contabilidade pública brasileira: cenário de inovações e de modernização

    Por Idésio Coelho, vice-presidente Técnico do CFC. As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) compõem um conjunto normativo de alta qualidade. Convergidas a partir dos alicerces dos padrões internacionais – International Public Sector Accounting Standards (Ipsas), com adequações às particularidades da realidade brasileira, essas normas vêm dando suporte fundamental à evolução das finanças públicas do Brasil. Dentro de poucos anos, todas as 36 NBC TSP terão utilização obrigatória, conforme previsto no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (Portaria STN nº 548/2015) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e serão seguidas pela União e pela totalidade dos entes subnacionais, trazendo uniformidade de procedimentos, transparência às informações das gestões públicas e, com isso, maior possibilidade de controle social.

    ...
    Leia Mais
  • A emissão da NBC TG 900 e o tratamento das entidades em liquidação

    Artigo - Por Idésio da Silva Coelho Júnior, Vice-Presidente Técnico do CFC.
    Após um longo período de discussões, em 20 de abril de 2021, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou a Norma Brasileira de Contabilidade para Entidades em Liquidação, a NBC TG 900. Os debates sobre o assunto se iniciaram com a necessidade de que fosse elaborada uma norma a respeito do trato de massas falidas, tendo em vista que não existia diretriz específica acerca da apresentação de prestações de contas dessas entidades, dificultando aos credores a visualização da forma como o patrimônio da massa falida estava sendo liquidado e, por conseguinte, o recebimento decréditos. Leia +

    ...
    Leia Mais
  • Se havia alguma dúvida, agora não há mais: decide o STF

    Artigo - Por Adriano de Andrade Marrocos
    No dia 27/12, foi sancionada a Lei n.º 9.430, que permitiu a Receita Federal incrementar o acompanhamento de operações bancárias com vista a identificar transações de “omissão de faturamento”, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Operações ilícitas, como aquelas decorrentes do tráfico de drogas e de armas, pagamentos escusos e agiotagem, entraram na mira do leão e passaram a ser identificadas de forma “mais fácil”; além de operações “mais simples”, como venda sem emissão de nota fiscal ou recebimento de valores sem o correspondente recibo ou outro documento hábil. Saiba +

    ...
    Leia Mais
  • Processo de Reforma Tributária no Brasil: Qual o caminho ideal?

    Artigo - Por Idésio da Silva Coelho Júnior, Vice-Presidente Técnico do CFC. Não é de hoje que a Reforma Tributária no Brasil é um assunto amplamente discutido por diversas frentes parlamentares e profissionais da área fiscal, porém, o andamento, nos últimos meses, de algumas propostas pode, finalmente, dar encaminhamento ao tema. É importante salientar que não existe, de fato, uma proposta ideal, qualquer modelo apresentado trará prós e contras a todos os setores afetados. O objetivo agora é manter o foco nos benefícios que podem ser auferidos por todos, em especialpor nós, profissionais da contabilidade, e em como esta reforma nos afetará.

    ...
    Leia Mais
  • MARÇO: MÊS DA MULHER CONTABILISTA

    Artigo - Março é reconhecido mundialmente como o mês da mulher e para nós, do Sistema CFC/CRCs, em especial, comemoramos a constante ascensão da mulher no mundo da contabilidade. Por muitos anos, a área da contabilidade no Brasil foi marcada por uma forte presença masculina, criando um estereótipo de que seria uma profissão comumente exercida por homens. Porém, os tempos mudaram e, atualmente, mais de 200 mil profissionais da contabilidade se identificam como sendo do gênero feminino, cerca de 43% do total de profissionais registrados no Brasil. A pandemia causada pelo novo coronavírus abalou significativamente a vida de todos, porém, para as profissionais que atuam em serviços essenciais, como as profissionais da contabilidade, o desafio foi ainda maior. Elas não pararam de trabalhar e tiveram que se reinventar todos os dias no trabalho e na vida pessoal.

    ...
    Leia Mais