Ambiente de negócios e futuro do Brasil pautam encontro entre presidente do CFC e ex-presidente da OAB

Reunião abordou segurança jurídica, tributação e o papel da contabilidade no desenvolvimento do país.

Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim Bezerra, recebeu nesta terça-feira (10/02), na sede do CFC, em Brasília, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, para tratar do aprimoramento do ambiente de negócios, da segurança jurídica e de desafios da tributação no Brasil. Naturais do estado do Piauí, Joaquim Bezerra e Marcus Vinicius Furtado Coêlho destacaram a importância do diálogo e da aliança interinstitucional como instrumentos para a consolidação do desenvolvimento econômico e democrático do país.

Na reunião, Joaquim Bezerra ressaltou a disposição do CFC em ampliar o diálogo com o mercado e com outras instituições, tendo a contabilidade como ferramenta estratégica para a redução de assimetrias regulatórias e para a ampliação da confiança pública no país. “A contabilidade promove confiança pública, edificando a própria democracia brasileira”, afirmou.

Segundo o presidente do CFC, experiências recentes indicam que a harmonização entre normas contábeis e marcos regulatórios produz efeitos concretos sobre a segurança jurídica, a previsibilidade econômica e a qualidade das políticas públicas. “Quando reduzimos assimetrias regulatórias, aumentamos a segurança jurídica, diminuímos conflitos e fortalecemos a confiança pública. A contabilidade tem um papel decisivo nesse processo”, complementou.

Como exemplo, Joaquim Bezerra citou a aproximação entre normas contábeis e regras eleitorais, que contribuiu para a redução de rejeições de contas e para o aperfeiçoamento da atuação da Justiça Eleitoral. Também mencionou a construção de normas contábeis específicas para o setor esportivo, após crises de informação em clubes de futebol, resultado do diálogo entre o CFC, o mercado e entidades internacionais, com impactos positivos na transparência e na confiabilidade das informações.

Durante o encontro, Marcus Vinícius Furtado Coelho apontou a convergência de propósitos entre o CFC e a advocacia brasileira na defesa de modelos de desenvolvimento que valorizem boas práticas de governança, responsabilidade fiscal e segurança jurídica. Para o jurista, membro honorário vitalício da OAB, iniciativas conjuntas qualificam o diálogo institucional e contribuem para avanços estruturais no país.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.