Ipsasb publica a primeira norma do setor público para divulgações relacionadas ao clima

Por Poliana Nunes, com informações do Ipsasb
Comunicação CFC

O International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) publicou, no dia 29 de janeiro, a norma Ipsasb SRS 1 – Divulgações Relacionadas ao Clima. O objetivo é orientar governos e entidades do setor público no relato de riscos e oportunidades relacionados ao clima de forma clara e consistente.

“Os governos desempenham um papel fundamental na ação climática, pois suas decisões podem moldar os resultados em toda a economia”, disse o presidente do Ipsasb, Thomas Müller-Marqués Berger. “As informações relacionadas ao clima são, portanto, essenciais para uma gestão financeira pública mais forte, pois fornecem insights sobre os riscos e oportunidades relacionados ao clima para as operações dos governos. Ao fazer isso, as novas divulgações permitem o acesso eficiente aos mercados de capitais para mobilizar o financiamento adicional necessário para a resiliência climática.”

A nova norma foi desenvolvida com o apoio do Banco Mundial e está alinhada à IFRS S2 para aumentar a consistência e a comparabilidade das divulgações relacionadas com o clima nos setores público e privado para os participantes no mercado, em particular para os credores e outros fornecedores de recursos. 

De acordo com o diretor global de governança do Banco Mundial, Arturo Herrera, anteriormente o foco dos relatórios de sustentabilidade era o setor privado. Com o setor público responsável por uma parcela significativa das emissões globais, essas novas normas representam uma importante oportunidade para disponibilizar ao público informações mais completas relacionadas ao clima. “Estamos muito felizes em colaborar com o IPSASB e apoiar o desenvolvimento dessas novas normas de relatórios de sustentabilidade para o setor público”, afirmou Herrera.

A Ipsasb SRS 1 – Divulgações Relacionadas ao Clima se aplica aos relatórios contábeis de finalidade geral, para períodos de relatório anual, com início em ou após 1º de janeiro de 2028. A adoção antecipada é permitida.

Saiba mais no webinar do Ipsasb

Para apoiar a adoção, o Ipsasb realizará um webinar global em 12 de fevereiro de 2026, das 10h às 11h (horário de Brasília), no qual os participantes poderão aprender sobre a norma, fazer perguntas e explorar estratégias práticas de implementação. Inscreva-se aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.