CFC participa de evento que marca os 60 anos do Sistema Confere/Cores

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou da abertura do Seminário Nacional de Capacitação e Treinamento dos Dirigentes. A atividade é uma iniciativa do Sistema Confere/Cores e vai até o dia 10 de dezembro. A solenidade aconteceu, na tarde desta segunda-feira (8), em Brasília/DF. O encontro marca os 60 anos da Lei n° 4.886, de 1965, que regulamentou a profissão de representante comercial.

Durante a abertura, o diretor-presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Archimedes Cavalcanti Júnior, mencionou a história da profissão desde os mascates e caixeiros viajantes até os dias atuais e ressaltou personagens históricos importantes para a caminhada da profissão. A liderança celebrou o fato de os 60 anos do seu Sistema ser comemorado com capacitação, que será revertida para a sociedade a partir do conhecimento adquirido pelo Conselho Federal e pelos Regionais.

O presidente narrou os feitos estratégicos do Sistema, assim como as suas conquistas, com destaque para a implantação de soluções tecnológicas e o fortalecimento dos processos de gestão e da governança. “Todos os estados e todos os conselhos regionais estão em plena efervescência. Os conselhos ganharam corpo. Estão em conexão direta com a categoria e a sociedade local. O que apresentamos aqui é o resultado da união de todos. É a demonstração de que o Sistema Confere/Cores está na vanguarda da modernização entre os conselhos profissionais”, celebrou. E completou: “Este legado não é da diretoria executiva já nominada, é de cada um de vocês, que, em seus conselhos regionais, abraçou a causa da excelência. Representamos 20% do PIB brasileiro capilarizados com o contingente de homens e mulheres, quase um milhão de profissionais autônomos e empresas de representação comercial. A representação comercial está mais forte, mais tecnológica, mais transparente e mais preparada, mais preparada do que nunca para os desafios no futuro”.

O contador Aécio Dantas, que também é coordenador do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, destacou que os representantes comerciais são fundamentais para o setor produtivo e para o desenvolvimento econômico sustentável do nosso país. “Vocês são o elo que une quem produz e quem consome. Mas, muito além de vender, vocês têm uma função especial de interpretar o mercado, de analisar as tendências, de estar muito próximo daquelas demandas que são regionais. Portanto, é brilhante celebrar uma data tão importante, esse sexagenário do Sistema Confere/Cores, promovendo a capacitação dos seus dirigentes”, afirmou.

A programação do encontro inclui palestras como temáticas, como novas regras na prestação de contas e transparência dos conselhos profissionais; atribuições e limites dos conselhos regionais; responsabilidades legais dos dirigentes de autarquias; relação com órgãos de controle; integridade e combate à corrupção; governança e gestão pública: cuidados da administração; inteligência artificial e gestão pública; prevenção, conformidade e resultado: a tríade dos controles internos modernos, entre outros assuntos.

O diretor de Fiscalização das Ações Estratégicas do Poder Executivo e Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU), o auditor do controle externo Alberto Câmara, conduziu a palestra Atribuições e Limites dos Conselhos Regionais. O profissional falou sobre a importância de eventos dessa natureza e ressaltou que todo órgão e instituição pública têm necessidade de melhoria, já que não nascem prontos. “Eventos como esse fazem com que a gente possa refletir sobre o que atingimos, o que a gente ainda não chegou, tudo que a gente pode melhorar”, analisou.

Câmara também explicou que a sua palestra trabalharia justamente a reflexão sobre o que as instituições poderiam melhorar enquanto um sistema. “Quais são os limites da atuação dos conselhos regionais, como podem trabalhar em um ecossistema único”, afirmou. O auditor atuou com os conselhos, ao longo dos anos, na construção de um padrão de prestação de contas mais objetivo e integrado “para que a gente tivesse um modelo que fosse mais simples de se usar e cada vez mais coeso”. E resumiu: “Eventos como esse trazem essa possibilidade de a gente melhorar e aprimorar a administração pública, que é o objetivo hoje da atuação do Tribunal de Conta União: aprimorar a administração pública em benefício da sociedade por meio do controle externo”.  

A solenidade de abertura contou ainda com a participação do secretário executivo do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, Jenner de Morais, que ressaltou a caminhadas dos conselhos ao longo da história.

O Sistema Confere/Cores é composto de 24 Conselhos Regionais e foi criado em 9 de dezembro de 1965. A entidade tem a missão fiscalizar, orientar e promover a valorização profissionais dos representantes comerciais. Adicionalmente, apoia os profissionais e incentiva e defende a postura ética. Essa classe representa 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.