Conselhão debate regulamentação profissional para fortalecer diálogo com o governo

Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão) realizou, nesta terça-feira (25), o penúltimo encontro de 2025, em Brasília. A 121ª Reunião Plenária foi conduzida pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, (CFC), Aécio Dantas, e reuniu representantes de diversos conselhos federais para debater pautas essenciais à regulamentação profissional no Brasil. Na ocasião, o colegiado votou e aprovou a ata da 120ª Reunião Plenária, ocorrida em outubro de 2025, formalizando os trabalhos anteriores.

Entre os comunicados, representantes de cada classe ressaltaram os dias dedicados aos técnicos em Radiologia (8/11), aos biomédicos (20/11) e aos músicos (21/11). Outro tema em debate foi a Lei n.º 15.263, de 14 de novembro de 2025, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples. “Esse assunto é relevante para entidades públicas e conselhos profissionais. Também debatemos e deliberamos tudo que foi tratado nas comissões de assessoramento técnico, assuntos educacionais e assessoramento parlamentar, com participação ativa de representantes indicados pelo CFC”, salientou Aécio. 

Já o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) trouxe destaques temáticos para os conselhos, como questões urbanísticas, microempresa e atividades institucionais. O CAU/BR também apresentou proposta de audiência com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com objetivo de fortalecer a profissão nas políticas públicas do país. 

O CFC reforça que esteve representado nas principais decisões das comissões, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento das profissões regulamentadas. Nos assuntos de interesse geral, foi apresentada proposta de calendário para as reuniões de 2026, que visa garantir o planejamento estratégico das ações futuras do Conselhão. 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.