CNCP: painel aborda uso de IAs na gestão pública

Por João Pedro Bezerra
Comunicação CRCPI

A programação técnica da manhã do segundo dia da Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) abordou temáticas que envolvem a inovação nos setores da administração pública. Dentre elas, o painel “Integração de Sistemas e IA: Experiências Inovadoras de Transformação da Gestão Contábil Pública”, que teve como palestrante o professor doutor Vitor Holanda e o contador Fernando Carlos como mediador.

Vitor Holanda apresentou diversos exemplos, nacionais e internacionais, que evidenciam que a combinação entre tecnologia, automação e dados estruturados tem revolucionado processos dentro do setor público, o que pode aumentar a eficiência de operações, facilitar análises e promover transparência.

Vitor Holanda, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), compartilhou experiências acumuladas ao longo de sua carreira em projetos de modernização administrativa. Vitor reitera que não se deve renegar as novas tendências, mas sim se adaptar a elas e estudar a melhor forma de utilizá-las. “A Contabilidade é uma ciência, mas ela vai evoluindo, como tudo na vida. É um parâmetro de certeza, mas ela é variável e vai variar mais com o tempo”, defende.

O acadêmico apresentou dados que mostram mais de mil políticas e iniciativas públicas relacionadas à Inteligência Artificial (IA). No Brasil, cerca de 30% dos órgãos públicos federais e estaduais já utilizaram pelo menos um mecanismo de IA. Vitor destaca que o maior desafio do Brasil é a falta de profissionais capacitados em tecnologia da informação, formando 59 mil por ano, quando a necessidade é de 159 mil, segundo a Brasscom.

O consultor em gestão e finanças públicas, Fernando Carlos, foi o mediador do painel. Sua atuação combina conhecimento jurídico, tecnológico e prático em projetos de integração sistêmica. O contador conduziu o debate contextualizando a presença crescente da inteligência artificial como ferramenta de apoio para a contabilidade governamental. A palestra de Vitor Holanda demonstrou que, quando utilizadas por mãos humanas hábeis, com responsabilidade e sabedoria, as inteligências artificiais podem aprimorar o uso de recursos humanos e financeiros.

A CNCP

Em sua 1ª edição, a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) inaugura um novo espaço para o debate sobre a gestão pública no Brasil. Idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, no Salles Multieventos, em Aracaju/SE. O evento reúne gestores públicos e profissionais das áreas de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle. Com o mote “Governança e transparência para uma gestão pública inovadora e sustentável”, o encontro propõe reflexões sobre os rumos da Contabilidade Pública e seus impactos na administração contemporânea.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.