Por Lorena Molter
Comunicação CFC
A estrutura e as funcionalidades da plataforma Transferegov.br foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (19). Na ocasião, o público pôde conhecer mais sobre a ferramenta integrada que favorece a eficiência na gestão pública e a transparência. A atividade aconteceu, em Aracaju/SE, durante a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP), que reúne mais de mil participantes.
A temática foi apresentada pela gerente de Projeto na Diretoria de Transferências e Parcerias da União do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Elisiane Carra Tunes. A moderação foi realizada pelo conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcelo Berloffa.
Tunes explicou que o Transferegov.br não é um sistema, mas uma plataforma que possui vários sistemas integrados. A solução tecnológica é integrada e centralizada e possui dados abertos.
O Transferegov.br informatiza e operacionaliza a transferência de recursos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União para diferentes públicos. Entre eles, estão órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. Nesse sentido, a palestrante apresentou as formas de parceria da União, que são transferência de recursos, doação de bens, renúncia fiscal, créditos orçamentários e cooperação gratuita.
Em continuidade, Tunes compartilhou e explicou os três macroprocessos que compõem o fluxo dos instrumentos: atos preparatórios, execução e a prestação de contas. A palestrante mostrou aos participantes uma série de aplicativos que dão suporte a cada um desses blocos.
Sobre a prestação de contas, a profissional alertou público sobre a importância e essencialidade desse macroprocesso. “Nós temos o dever de prestar contas, pois o recurso é de todos nós, os contribuintes”, ressaltou. Em diferentes momentos da palestra, Tunes deu ênfase à questão da transparência e informou o público que a plataforma e todo fluxo ficam abertos para qualquer cidadão. A palestrante completou dizendo que a transparência ocorre, na realidade, por duas formas: o acesso ao sistema e aos painéis gerenciais. Isso torna possível o acompanhamento de toda a destinação.
Para finalizar, explicou o papel Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e o trabalho realizado por meio de uma rede de parcerias. Esta, de acordo com Tunes, funciona em três eixos: capacitação, melhoria de gestão e comunicação e transparência, o que fortalece as ações.
A CNCP:
Em sua 1ª edição, a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) inaugura um novo espaço para o debate sobre a gestão pública no Brasil. Idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, no Salles Multieventos, em Aracaju/SE. O evento reúne gestores públicos e profissionais das áreas de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle. Com o mote “Governança e transparência para uma gestão pública inovadora e sustentável”, o encontro propõe reflexões sobre os rumos da contabilidade pública e seus impactos na administração contemporânea.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

