Comunicação CFC
A reunião dos presidentes e diretores do Sistema CFC/CRCs teve agenda especial com a realização do Seminário de Boas Práticas de Gestão do Sistema CFC/CRCs. O evento foi uma realização da Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade (EGC). A programação aconteceu, nesta segunda-feira (17), em Aracaju/SE, e faz parte da agenda que antecede a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP).
O encontro foi marcado pela apresentação de boas práticas de cada um dos 27 Conselho Regionais de Contabilidade (CRCs) da Gestão 2024/2025. Para a realização do seminário, a EGC solicitou que cada CRC encaminhasse até cinco inovações e/ou boas práticas de gestão, que passaram por curadoria. Em seguida, duas práticas foram selecionadas e apresentadas por seus respectivos presidentes.
"Este é o retrato de um Sistema integrado que visa ao alinhamento e o fortalecimento da Governança, como pilar essencial", disse o vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Joaquim Bezerra. As ações apresentadas foram implementadas durante a gestão 2024/2025 e passaram a compor o rol de boas práticas a serem implementas uniformemente em todos os CRCs.
"O seminário terminou alcançando uma grande prestação de contas do Sistema CFC/CRCs, ficando nítido o alinhamento e a linguagem única estabelecida em todos as áreas de atuação: da Fiscalização à Educação Continuada; do Registro às boas práticas de Governança; da Gestão Orçamentária e Financeira ao impacto na sociedade", afirmou Bezerra.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), desta forma, além de estimular o intercâmbio de experiências e o aprimoramento da gestão nos Conselhos Regionais, promove, assim, o fortalecimento da entidade. A proposta foi identificar, consolidar e disseminar inovações e casos de sucesso implementados localmente, visando à sua replicação em âmbito nacional. O resultado esperado é aprimorar o desempenho organizacional e a gestão dos CRCs, além do alinhamento estratégico nacional.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, conhecido como embaixador da governança no país, esteve no evento e reconheceu a atividade. “Satisfação ver tantas lideranças importantes, com 54 boas práticas. Isso é relevante porque a governança, como a gestão, a troca demonstrada, quando você consegue aprender com o outro e está dando resultado, começa um processo de conscientização e cultura”, afirmou.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, anfitrião deste seminário, destacou que o Sistema Contábil Brasileiro, o CFC e os CRCs, já têm desempenhado e incentivado boas práticas de gestão. O contador reafirmou o compromisso com a Contabilidade brasileira à frente da entidade. O profissional, que encerra com os demais 27 presidentes dos CRCs o seu mantado a frente do CFC, comemorou essa coroação das atividades. Dantas destacou a oportunidade de poder viver esse momento de união e fortalecimento político da instituição. “Esse seminário de gestão é uma oportunidade que os CRCs têm de poder trocar experiências e compartilhar com os outros CRCs aquilo que tem sido feito na gestão com muito entusiasmo e com vontade de poder agregar e de preparar o CRC para a entrega dos resultados que o cidadão, que os usuários, que o contador quer receber do CRC”, frisou.
Aécio, destacou ainda a importância desse seminário para o processo de amadurecimento institucional. O presidente ressaltou que desse encontro sairão práticas que serão uniformizadas, universalizadas e preparadas para as gestões futuras.
O diretor da Escola de Governança e Gestão, Haroldo Santos Filho, explicou que a iniciativa surgiu a partir da observação de todo o legado construído a partir de cada gestão. “Observamos que, em todo final de mandato, todos os presidentes têm muito a oferecer em termos de projetos e de práticas que deram certo e que, certamente, se fossem utilizadas em outros Regionais, não só o regional que a criou, mas em outros Regionais também daria os mesmos efeitos. Notávamos isso. A única ação que nós não tínhamos feito ainda era a sistematização disso por meiode um projeto, de um produto, pode-se dizer assim, que é a compilação, a curadoria de todas as práticas que são consideradas as melhores de cada região”, contextualizou.
Todas as práticas submetidas, independentemente da seleção para apresentação durante o evento, integrarão o e-book “Boas Práticas de Gestão do Sistema CFC/CRCs – Gestão 2024/2025”. A obra será publicada pela EGC. O material estará disponível para consulta pelas próximas administrações. O diretor ainda pontuou que, ao aprimorar os serviços dos CRCs, indiretamente a classe contábil é beneficiada.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



