CFC e Senar estabelecem Acordo de Cooperação voltado para a capacitação

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estabeleceu um Acordo de Cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa aconteceu durante a 1.125ª Reunião Plenária da autarquia, realizada na manhã desta quinta-feira (13), em Brasília/DF.

O objetivo do acordo é a união de esforços para a Educação Profissional Continuada (EPC), ao promover o intercâmbio de informações e a disseminação de conhecimento aos profissionais da contabilidade do agronegócio. As capacitações serão realizadas em regime de mútua colaboração, para disseminação de conteúdos, troca de práticas e saberes, inclusive pelas unidades regionais do Senar e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

O Senar desenvolve um trabalho essencial para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e a promoção da cidadania no meio rural. A diretora-adjunta Administrativa e Financeira do Senar, Regina Kessler, e a coordenadora de Arrecadação do Senar, Luciana de Freitas Araújo, representaram a instituição na Reunião Plenária do CFC. Kessler apresentou as principais atividades desenvolvidas atualmente. “O Senar desenvolve ações voltadas à formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial. Além disso, realiza programas como o Cidadania Rural, que leva informações e orientações sobre direitos e deveres no campo, alcançando milhares de produtores, trabalhadores rurais e contabilistas”, explicou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou que o número de profissionais da contabilidade que atuam no segmento contábil do agronegócio tem crescido nos últimos anos. Segundo o contador, a demanda por capacitação nessa área também está em expansão. Com isso, diferentes CRCs têm realizado eventos que abordam, exclusivamente, a temática do agronegócio.

Dantas explicou a dinâmica do acordo e ressaltou as expectativas relacionadas à contribuição que os profissionais da contabilidade podem proporcionar ao setor. “Essa parceria firmada em âmbito nacional, naturalmente, será replicada e tem esse condão, esse propósito, de ser um guarda-chuva para que possa abarcar as ações dos Regionais. Ela visa exatamente a isto: estimular ações de educação continuada para profissionais que atuam no agro, para que a gente tenha um setor cada vez mais desenvolvido, tenha um setor cada vez mais transparente, para que a Contabilidade sirva como instrumento de boa governança em todos os negócios relacionados ao agro”, afirmou.

A coordenadora Luciana de Freitas Araújo mencionou os benefícios que o acordo firmado com o CFC gera para o Senar. “A parceria com o Conselho Federal de Contabilidade traz ao Senar o credenciamento como entidade capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada, permitindo ampliar a nossa atuação na formação e qualificação de profissionais da área contábil ligados ao setor rural. Essa cooperação fortalece o papel do Senar como referência em capacitação técnica e aumenta o alcance das nossas ações educativas”, disse.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, área que atuará diretamente com o Senar, José Donizete Valentina, disse que o Acordo de Cooperação é motivo de alegria e renderá benefícios para a sociedade. O contador ainda ressaltou que o assunto tem sido bastante procurado no âmbito da capacitação contábil. “Em relação à Educação Profissional Continuada, hoje, esse tema tem, sim, uma bandeira muito forte no Conselheiro Federal. Nós tivemos uma aproximação grande com o assunto. Nós vemos que essa área agrícola apresenta um volume muito grande e a sua representação na economia é muito significativa”, relatou.

A diretora Regina Kessler também explicou que os produtores rurais serão beneficiados por meio desse acordo. “Haverá ganhos significativos para os produtores rurais. A parceria contribuirá para formar profissionais mais capacitados e atualizados para atender o agronegócio com segurança, eficiência e qualidade. Isso se reflete diretamente na melhoria da gestão das propriedades rurais, no cumprimento de obrigações legais e fiscais e na sustentabilidade das atividades do campo, fortalecendo ainda mais o setor agropecuário brasileiro, que vive um momento de grande ascensão”, concluiu.

A partir da assinatura do Acordo de Cooperação, o Senar será credenciado como entidade capacitadora, permitindo que seus cursos possam ser pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC e ampliando a educação profissional continuada à classe contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.