Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou na manhã desta quinta-feira (16), a 1.124ª Reunião Plenária Ordinária da autarquia. O encontro foi liderado pelo presidente em exercício, Joaquim Bezerra Filho, e reuniu os conselheiros, dirigentes e representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para deliberações e reconhecimentos importantes à classe contábil.
Durante a solenidade, realizada na sede do CFC, Joaquim Bezerra e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Anaílson Gomes, homenagearam o contador e deputado estadual potiguar George Montenegro Soares, em reconhecimento à sua notável contribuição à profissão contábil no estado e no país.
“Eu quero agradecer mais uma vez pela sua dedicação à contabilidade e por ter sido sempre um profissional que, na Assembleia Legislativa do Estado, honrou a categoria. Você sempre homenageou os profissionais e elevou a contabilidade do Estado. Muito obrigado”, afirmou o presidente em exercício.
Na ocasião, também foram homenageados os funcionários do CFC Rodrigo Magalhães e Edson Rodrigues, pelos 25 anos de atuação na autarquia, em reconhecimento à trajetória profissional.
Destaques internacionais
Ao abordar a pauta internacional, Joaquim Bezerra destacou o protagonismo do Brasil no cenário contábil global. “O Brasil é respeitado internacionalmente pelos seus movimentos normativos internos e pela articulação com outros países, sobretudo, na América Latina e nos países de língua portuguesa”, ressaltou.
Entre os principais destaques, foram citadas as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Estratégias e Parcerias Globais (DIEPG) do CFC, como a participação de representantes na Conferência IESBA 2025, realizada em Lisboa, Portugal, bem como o evento Rumo à COP 30, promovido pelo CFC em Brasília, que contou com a presença de Tom Seidenstein, presidente do International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb), e Gabriela Figueiredo Dias, presidente do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba).
Outro ponto de relevância foi a participação do coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Eduardo Flores, que representou o CFC no 7º Fórum Nacional de Cooperação em Normas Contábeis do Cinturão e da Rota Chineses, em Xangai, China. O CFC também celebrou a presença de Jean Bouquot, presidente da International Federation of Accountants (Ifac), no 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, realizado recentemente.
Aprovações e deliberações
Entre as proposições aprovadas durante a plenária, destacou-se o calendário de atividades do CFC para 2026; a alteração da Resolução CFC n.º 1.369/2011, que trata da posse de conselheiros eleitos e das eleições das diretorias dos Conselhos de Contabilidade; e a aprovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o CFC e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que tem como objetivo ampliar a arrecadação de recursos para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, por meio da destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, além de outras modalidades de doação.
Na sequência, o plenário decidiu sobre a prorrogação do prazo de adesão ao Regime de Parcelamento de Créditos de Anuidades e Multas (Redam) do Sistema CFC/CRCs. A nova data será divulgada posteriormente.
A 1.124ª Reunião Plenária Ordinária foi encerrada com os relatos dos vice-presidentes do CFC, que apresentaram um balanço das principais ações realizadas em suas respectivas áreas no último período, reforçando o compromisso da instituição com a valorização e a transparência da profissão contábil.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.