Por Lorena Molter
Comunicação CFC
A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Campos, representou a entidade no VII Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema CFQ/CRQs, na última quinta-feira (2). O evento foi organizado pelo Conselho Federal de Química (CFQ), e ofereceu capacitação entre os dias 1º e 3 de outubro, em Brasília/DF.
O coordenador da Comissão Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Química, Rodrigo Moura, explicou a finalidade da iniciativa. “O objetivo aqui hoje, com fiscais, coordenadores de Fiscalização, presidentes de conselhos, conselheiros regionais e conselheiros federais, é trabalhar a unicidade dos processos, a qualificação dos processos e o resultado final, que é garantir um bom atendimento à sociedade”, destacou.
Na ocasião, Sandra Campos apresentou a palestra Eficiência, Transparência e Gestão – Experiências para o público composto por presidentes, gerentes de Fiscalização, fiscais, conselheiros federais e colaboradores que apoiam a Fiscalização dos entes do Sistema CFQ/CRQs. A contadora compartilhou com os participantes como está estruturada e como funciona as atividades de Fiscalização do CFC. A palestrante ainda apresentou números do Sistema CFC/CRCs.
Rodrigo Moura falou sobre a relevância estratégica da troca de conhecimentos entre os Conselhos de classe. “Na área de Fiscalização acho importantíssimo que os conselhos de todas as áreas atuem em sinergia. A atuação fiscal segue os mesmos ritos administrativos legais e essa interação é fundamental” afirmou.
Sandra Campos também disse acreditar que a troca de conhecimentos beneficia as entidades. “Ao discutir as nossas dificuldades, ajudamos uns aos outros a melhorar, a conhecer os problemas gerais e isso possibilita conhecermos soluções adotadas por outros”, disse. E completou: “Ninguém precisa inventar, porque, muitas vezes, algo que não temos e precisamos criar, já foi criado por alguém”.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.