
Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, realizado nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Natal, abriu espaço para discutir os impactos da inovação digital no mundo dos negócios. A segunda palestra do dia, intitulada “Como a Tecnologia Está Transformando o Mercado”, destacou os avanços tecnológicos que vêm remodelando a economia e alterando de forma profunda os modelos tradicionais de atuação empresarial.
A apresentação foi conduzida por Flávia Brito, CEO da Bidweb Security IT, empresa especializada em serviços e soluções de segurança da informação e Cloud Security. “Em um mundo onde 70% do PIB já é digital e, até 2030, 90% das empresas terão os dados como principal ativo, o contador deixa de ser apenas operacional para se tornar arquiteto de estratégia”, disse.
A executiva lembrou, ainda, que a tecnologia não é ameaça, mas sim, vantagem competitiva. Entre as vantagens, Flávia Brito elencou: inteligência artificial como copiloto de decisões, blockchain garantindo auditorias em tempo real, cloud reduzindo custos e ampliando eficiência e a segurança digital como nova moeda da confiança. “Hoje, a tecnologia é a ponte, mas o talento humano é insubstituível. E nós, mulheres, vamos liderar essa transformação”, concluiu.
O debate contou com a moderação da vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Dorgivânia Arraes. Ela ressaltou a relevância do tema para a classe contábil, que vive um momento de transformação, a partir das novas tecnologias.
“A Contabilidade está de mãos dadas com a tecnologia, principalmente pela inteligência artificial, pela cibersegurança e por toda a transformação que a humanidade tem vivido”, ressaltou a vice-presidente do CFC.
O encontro segue até o dia 26 de setembro e tem como objetivo fomentar reflexões sobre inovação, liderança feminina e os rumos da profissão contábil em um cenário em constante evolução.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.